Lideranças se mobilizam e Major Roberto Cardoso assumirá o comando do 10º BPM de Apucarana

por imprensa — publicado 22/05/2018 11h25, última modificação 22/05/2018 11h25
Vereadores, Prefeito Beto Preto, Conseg, Acia e Poder Judiciário se uniram e indicaram o nome do Major Roberto a governadora Cida Borghetti
Lideranças se mobilizam e Major Roberto Cardoso assumirá o comando do 10º BPM de Apucarana

Os apucaranenses tiveram nesta terça-feira (22/05) a notícia da nomeação, que será feita pela governadora Cida Borghetti, do Major Roberto Cardoso para o comando do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana. A decisão foi tomada em conjunto com a comandante geral da PM do Paraná, Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, na noite desta segunda-feira (21/05).

A nomeação de Cardoso, que atualmente responde interinamente pelo comando do 10º BPM – enquanto o seu irmão Tenente Coronel José Francisco Cardoso, Comandante do 10º BPM que está em férias -  está sendo defendida pela Câmara Apucarana através dos 11 vereadores que compõem a atual legislatura, Prefeito Beto Preto, e Poder Judiciário.

No final de semana houve uma grande mobilização por parte do prefeito Beto Preto e dos vereadores que encaminharam ofícios a governadora pedindo a permanência do Major Cardoso, frente ao Comando do 10º BPM e demais órgãos de segurança da cidade. Também se mobilizaram Poder Judiciário, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia).

Na segunda-feira o deputado estadual Tiago Amaral se empenhou em levar e buscar uma solução para resolver a situação. Na sexta-feira o deputado esteve em Apucarana e ouviu a reivindicação por parte das autoridades.

VEREADORES PEDEM PERMANÊNCIA DO MAJOR EM SESSÃO ORDINÁRIA

Durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, o presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli, apresentou a sociedade apucaranense o ofício que foi encaminhado a governadora. “Neste ofício solicitamos a governadora que fique em nossa cidade o Major Cardoso, que prestou relevantes serviços em prol da segurança pública em toda área de atuação da referida unidade militar, mesmo que de forma interina. E já percebemos a diminuição nos índices de criminalidade urbana e rural. Soma-se ainda o fato do policial, em apreço, gozar de absoluta confiança e respeito de toda tropa”, esclareceu Mauro Bertoli.

Ele explicou ainda que após a aposentadoria do Ten. Cel. Francisco Cardoso seria nomeado outro comandante vindo de Curitiba para a cidade. “O Major Roberto já está na cidade, já conhece o trabalho, já é subcomandante e já realiza um excelente trabalho na região”, diz.

RELATÓRIO

Bertoli apresentou ainda um relatório dos últimos meses de trabalhos realizados pelo 10º BPM. “Segundo o Capitão Vilson Laurentino, tivemos uma diminuição de 100% de homicídios em sete meses em Apucarana, e já estamos chegando ao oitavo mês. O último homicídio foi no dia 6 de outubro de 2017. Tivemos uma queda nesse primeiro quadrimestre de 2018 de menos 1% em furto, menos 46% no furto de veículos, menos 25% nos roubos, e a diminuição de 61% no roubo de veículos. Em abril foram apreendidas 08 armas de fogo; 19 questões de tráfico; 23% de tráfico de drogas (em ocorrências). O que se destaca também é a produtividade de apreensões de armas e drogas. Teve 859 % de apreensões de maconha, inclusive a imprensa destacou isso neste final de semana; 319% de crack e 464% de ecstasy. Isso tudo mostra o esforço da tropa, atendendo as orientações do comando, mostra o bom trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade de Apucarana pelo 10º Batalhão de Polícia Militar. A dinâmica que vem sendo realizada na cidade”. O presidente concluiu sua fala dizendo que com o Major Roberto, o Major José Fácio e Capitão Vilson a cidade está completa e em boas mãos. “São pessoas de Apucarana que sabem os problemas, conhecem a cidade e vão trabalhar pela população”.

O vereador Gentil Pereira relembrou o discurso que fez na última sessão ordinária e que abordou os índices de criminalidade. “A melhora nos índices se deviam principalmente aos cabeças do comando serem de Apucarana, da nossa terra, criados aqui. Que essa nomeação, feita pela governadora, seja feita para alguém aqui da nossa cidade que conhece bem o nosso território e a nossa realidade. Temos o Major Roberto Cardoso e precisamos por isso do engajamento de toda sociedade organizada”, afirma Gentil.

Lucas Leugi, destacou que a segurança pública é um problema crônico em toda região, em todo o Estado, em todo o País. “Time que está ganhando não se mexe. Vejo uma mobilização tremenda da polícia militar na cidade de Apucarana, uma acentuada queda da criminalidade e isso se faz com todos os oficiais que estão à frente do 10º BPM. Assim como a Prefeitura o Conseg e o Judiciário de Apucarana, essa Câmara de mobilizou, encaminhou o ofício e pediu a governadora que seja nomeado o major Roberto no comando do 10º BPM”. Os demais vereadores também se posicionaram a favor da nomeação do Major Roberto Cardoso, durante a sessão ordinária.

Apesar de defender a presença de tenentes-coronéis nos comandos de todos os batalhões do Paraná, foi aberta uma exceção para Apucarana. O 10º BPM é formado por duas companhias e é responsável pelo policiamento de 12 municípios da região.