MARIA DAS GRAÇAS DE LIMA – MULHER DESTAQUE 2019
Lucas Leugi e a "Jovem"
MARIA DAS GRAÇAS DE LIMA, Mulher Destaque indicada pelo vereador LUCAS LEUGI é a homenageada de hoje!
Filha de Roque Lima Gomes e Maria Rosa de Jesus, MARIA DAS GRAÇAS DE LIMA, nasceu no dia 14 de fevereiro de 1948, em Minas Gerais.
Ainda pequena mudou-se com seus pais para Mauá, São Paulo. Lá passou sua infância, adolescência, estudou, trabalhou, casou e teve dois filhos: José Clemis Gomes, hoje com 49 anos e Zalo Primo, com 47 anos. É avó do Guilherme, do Thiago, do Pedro, da Juju, da Sara e da Elaine.
Em 1995, veio morar em Apucarana. Conheceu a cidade quando vinha visitar uma tia, que mora no Jardim Curitiba. Se encantou por Apucarana. E a cidade se encantou com a Maria das Graças, mais conhecida como “JOVEM”, e vocês já vão saber o porquê.
Agora, vamos saber um pouco da história dela aqui na cidade: O primeiro bairro que escolheu para morar foi a Vila Regina onde fez e tem muitos amigos e amigas. “De lá pra cá” já morou em uma Chácara no Contorno Sul, no Jardim América e hoje conquistou a casa própria, no “Residencial Cerejeiras”, onde mora com o esposo: Benedito Raimundo do Nascimento.
Sua trajetória profissional teve início no mesmo ano que chegou na cidade, trabalhando na área da Educação. Em alguns CMEI’s, como Assistente Infantil, prestou serviços para a prefeitura. Neste trabalho permaneceu até o ano de 2007.
Quando se desligou, trabalhou em diversas atividades: em fábrica de móveis no Distrito de Pirapó, na COCAP e entregando panfletos nas ruas da nossa cidade.
E o apelido de JOVEM? Vamos lá! Maria das Graças ao fazer a entrega dos panfletos para todas as pessoas, sempre com um sorriso no rosto, dava o seu Bom Dia Jovem e Boa Tarde Jovem, para todos. Assim também é no transporte coletivo, no seu dia a dia, no supermercado, na farmácia, correio, por onde passar.
Um fato curioso é o “Seo Jovelino”, que recebeu o panfleto um certo dia. Parou para conversar com ela e falou que ficou observando o seu jeito de trabalhar e em sua homenagem iria colocar o nome do seu estabelecimento, na cidade de São Paulo, com o nome de Jovem.
Meses mais tarde, sua amiga, que vende coco na esquina do Bradesco, chamou Maria das Graças e entregou um cartão de visita do “Seo Jovelino” que esteve a sua procura, mas não a encontrou. Entregou o cartão com o nome: “BAR DO JOVEM” em sua homenagem. Cartão esse que ela guarda com carinho.
No dia 10 de março, Maria das Graças completará cinco anos trabalhando na empresa Costa Oeste, como varredora de rua ou “margarida”. E todos os dias ela cumprimenta as pessoas com um Bom Dia Jovem e Boa Tarde Jovem.
Um exemplo de mulher. Uma Mulher Destaque na cidade de Apucarana
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana