Mauro Bertoli participará do Congresso Latino-Americano de Parlamentares Municipais
O Copasul (Conselho Parlamentar do Sul) surgiu em 1993, em Curitiba, a partir de um encontro dos presidentes das Assembléias Legislativas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Conselho foi criado para estimular o intercâmbio entre os legisladores destes Estados. O órgão de coordenação parlamentar se propõe a apoiar inserções da economia regional do Sul do Brasil no processo de integração latino-americana, especialmente junto ao Mercosul.
Em 2000, a entidade passou a se chamar Parlasul, com o objetivo de apoiar e implementar ações integradas entre as Assembléias, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social, regional e nacional equilibrados. Para que sejam cumpridas as suas finalidades, o Parlasul efetua levantamentos sócio-econômicos da região, estudando os problemas levantados e propondo soluções.
“Eu fico feliz com o convite para o congresso, pois desde que cheguei à Câmara nunca houve iniciativa semelhante. Estou certo de que também o contato com presidentes de câmaras de outros estados e mesmo de outros países permitirá um intercâmbio valioso de experiências”, ressaltou Bertoli. Ele assumiu o compromisso de, ao retornar, fazer detalhada exposição em plenário sobre a viagem e seus desdobramentos.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana