Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / MEC implantará cursos de Engenharia em Apucarana

MEC implantará cursos de Engenharia em Apucarana

por Administrador publicado 13/02/2012 09h29, última modificação 08/04/2016 17h26
Em audiência nesta semana no Ministério da Educação, o vereador Sebastião Ferreira Martins Júnior, o Júnior da Femac (PDT), levou ao secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, a solicitação de implantação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia Elétrica no campus da UTFPR em Apucarana.

Júnior esteve acompanhado pelo secretário da vice-presidência da República, Rodrigo Rocha Loures.

Paim, que é secretário geral do MEC, relatou que esta foi a primeira solicitação formal desses cursos para Apucarana. O Secretário lembrou que tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 2134, que deve ser votado até o final de abril. “O Paim nos disse que, após a aprovação deste projeto, o MEC irá promover um plano de expansão de cursos para o Brasil e assegurou, que Apucarana será contemplada”, acrescenta Júnior.

A diretora do MEC, Adriana Rigon Weska, informou que o MEC recebeu alguns pedidos de expansão de cursos e implantação de campus para o Paraná. “Segundo ela, há pedidos de campus para Cascavel e São José dos Pinhais. Para Londrina, o deputado federal Alex Canziani solicitou os cursos de Engenharia. “Agora, através desta audiência, recebemos a solicitação para Cursos de Engenharia em Apucarana. Vamos trabalhar para que em breve o município também seja atendido”, destacou a diretora do MEC

O reitor Amaro Lins, que nos próximos dias assumirá a Secretaria de Ensino Superior do MEC, afirmou, que o país vive um grande momento econômico e que faltam profissionais graduados em diversas áreas, inclusive na de engenharia. “Atualmente, importamos profissionais de outros países, daí a necessidade de se expandir os cursos. No que depender de nós, Apucarana e a região vão ter esses cursos funcionando o quanto antes”, observou o reitor. Ele disse ainda que vai procurar o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, e pedir que a sua equipe elabore o projeto para a implantação dos cursos.

Rocha Loures disse que agendou a audiência com Paim, a pedido de Júnior, quando este questionou se o governo federal via como viável a implantação dos cursos em Apucarana. “Hoje, temos a palavra do governo de que os cursos são viáveis. Temos alguns entraves burocráticos a vencer, mas vamos acompanhar esse assunto pessoalmente”, frisou Rocha Loures.

Júnior, que também é engenheiro, comemorou os resultados da audiência. “As portas do governo federal estão abertas para Apucarana. Precisamos somar forças e aproveitar. Também é importante destacar o trabalho do reitor Cantarelli pelo campus da UTFPR em Apucarana, e também do Professor Aloísio diretor do Campus Apucarana, que gozam de grande prestígio junto ao corpo técnico do MEC. “Isso sem dúvida será decisivo para a vinda dos cursos. Temos o apoio de vários deputados, dos vereadores e da prefeitura para este pedido, no entanto é preciso envolvimento maior da sociedade apucaranense. Vou procurar a FIEP, ACIA, CREA, Ass. Dos Engenheiros e Arquitetos e demais entidades para que a comunidade Apucaranense forme um Movimento Pró Cursos de Engenharia para acompanhar, desde a definição dos projetos pedagógicos até a implantação dos cursos” finaliza Júnior.

13-02-2012