Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ministra Gleisi Hoffmann enaltece trabalho da Adefiap durante inauguração

Ministra Gleisi Hoffmann enaltece trabalho da Adefiap durante inauguração

por Administrador publicado 09/12/2013 13h39, última modificação 08/04/2016 17h26
Com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) inaugurou nesta amanhã a sua nova sede. A obra de 1.481 metros quadrados foi custeada com recursos próprios da entidade.

“Parabenizo a Adefiap que por si só se sustenta e é capaz de tocar um centro de reabilitação. As pessoas que administram a entidade são voluntárias e fazem um grande trabalho. A Adefiap tem na prefeitura um parceiro e vamos pedir ajuda na esfera federal para torná-la cada vez mais forte”, afirmou o prefeito Beto Preto durante a solenidade de inauguração.

Dentro deste objetivo, a ministra Gleisi, inclusive, orientou a presidente da Adefiap, Emilia Cretuchi, a inscrever o centro de reabilitação num programa do governo federal que vai permitir um repasse maior de recursos à entidade para custear os atendimentos médicos, além de disponibilizar veículos. “Quando se tem um propósito às barreiras são vencidas, como é o exemplo da Adefiap. Temos gratidão pelo trabalho realizado por entidades como essa, sem as quais não seria possível implantar programas como o “Viver sem Limites”, lançado em 2011 pela presidente Dilma, com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, moradia e equipamentos que facilitam o cotidiano delas”, declarou. “Beto Preto tem sido um companheiro nosso e não mede esforços para sempre que possível estar em Brasília em busca dos interesses de Apucarana”, complementou.

Além de autoridades municipais, prefeitos de várias cidades da região, a inauguração da Adefiap foi prestigiada por três deputados federais André Vargas, Edmar Arruda e Luiz Carlos Hauly.

RECURSOS

Parte do R$ 1,3 milhão gasto na construção da nova sede da Adefiap é proveniente da devolução mensal do INSS descontado do pagamento, feito pelo Ministério da Saúde, dos serviços prestados pelos profissionais de saúde a cerca de 200 pessoas diariamente. O restante é fruto da aplicação da sobra do dinheiro que a entidade ganhou em 1998 ao participar num programa de TV. Foi exatamente com uma quantia desse recurso que foi possível comprar o prédio que estão deixando no momento.

ACESSIBILIDADE

O novo prédio, localizado na Rua Ponta Grossa, 816, exatamente em frente à antiga sede, prima pela acessibilidade e instalações físicas compatíveis com a demanda de espaço específicos para diferenciados tipo de atendimento. O local, por exemplo, terá sete salas de fisioterapia. A nova estrutura irá ampliar e melhorar o atendimento aos associados. A antiga sede será utilizada para desenvolvimento de novas atividades que a ADEFIAP pretende introduzir, em especial na área cultural.

HISTÓRICO

Fundada em 05 de maio de 1985, a Adefiap tem a finalidade de proporcionar às pessoas come Deficiência Física, sejam elas congênitas ou adquiridas, sua integração na sociedade, a busca de uma vida digna como um ser capaz e o resgate da cidadania. Atualmente possui aproximadamente 1,5 mil associados, a maioria de famílias carentes financeiramente.

CONQUISTAS

Durante seus 28 anos a Adefiap coleciona muitas conquistas, a começar pela sede própria de três andares adaptados às necessidades de seus associados. Possui dois veículos próprios: uma Kombi doada pelo Governo do Estado do Paraná e um micro ônibus doado pela PRO VIDA - Central de dízimos.

Ainda constam na relação o Certificado de Filantropia e Cadastro para Transporte Coletivo gratuito. Atua no encaminhamento para o mercado de trabalho, através de convênios firmados com a Copel, Sanepar, Correios e empresas colaboradoras, e ainda desenvolve projetos nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer.

Sua maior conquista, no entanto, é o Centro de Reabilitação ADEFISIO, inaugurada em 18 de maio de 2001. Em parceria com o Ministério da Saúde e 16° Regional de Saúde, atende por dia cerca de 200 pacientes, de 17 municípios do Vale do Ivaí. Presta serviço de reabilitação, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Os associados podem contar com uma equipe multiprofissional composta por médico ortopedista, dois fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiro, fonoaudióloga e psicóloga, além de todos os outros colaboradores dos setores de atendimento e administrativo.

09-12-13