Molina recebe palestrante Hidemitsuo Miyamura e anuncia homenagem a seu pai, Suemitsu Miyamura
Molina recebe Hidemitsuo Miyamura
O palestrante, Engenheiro Mecânico com especialização em Telecomunicações e ex-presidente da Associação Nipo-Brasileira de Letras e Artes (ANBLA), Hidemitsuo Miyamura, esteve esta tarde (terça-feira 30/07), na Câmara Municipal de Apucarana. O encontro com o presidente do Legislativo, professor Luciano Molina foi acompanhado pelo seu irmão Getúlio Miyamura, Sumie Shimizu, Mitiko Sakaki, Nabor Nishikawa, Jorge Nishikawa, Keniti Ishida, presidente da ACEA e pelo diretor da Casa de leis, Luís Carlos Balan.
Miyamura está na cidade para a realização de palestra no Espaço Cultural Nipo-Brasileira. Além dele, Paulo Matsuda também irá falar sobre Educação, esta noite, no mesmo recinto.
Molina ao receber o palestrante, que morou 17 anos em Apucarana, além de presentear com um brasão do Município, anunciou uma homenagem que fará ao Sr. Suemitsu Miyamura, pai de Getúlio e Hidemitsuo. “Por saber da história que a família Miyamura tem com Apucarana tomei a liberdade de prestar uma homenagem a todos. Vamos conversar com o prefeito Júnior da Femac para que proceda à denominação de uma rua em homenagem ao progenitor – Suemitsu Miyamura, pioneiro admirado e respeitado em nosso município”, informou Molina.
Segundo ele, assim que as sessões ordinárias forem retomadas o projeto deverá ser elaborado e entrar em discussão e votação. “Vamos contar com a colaboração de todos os vereadores e vereadora para que o projeto de lei seja aprovado. Enaltecemos o valor incontestável do Sr. Suemitsu pela sua dedicação e contribuição para o início do desenvolvimento de Apucarana, acreditando em nossa cidade, fundando a empresa S. MIYMURA & CIA LTDA, e, ainda, sendo um dos fundadores do loteamento, conhecido como Jardim Diamantina”, pontuou.
O vereador destacou ainda que é de suma importância, reconhecer o valor dos pioneiros na criação e no desenvolvimento da cidade. “É uma justa homenagem a este desbravador, aquele que em meio às dificuldades lutou e sofreu para colonizar o município e para, posteriormente, promover o desenvolvimento”.
Emocionado, Hidemitsuo afirmou que seu pai desbravou o Jardim Diamantina e ajudou construir a história de Apucarana. “Ele foi um dos fundadores da Escola Nipo-Brasileira, viveu aqui quase 20 anos e faz parte da história de Apucarana. Estou emocionado, orgulhoso e me sinto recompensado com a homenagem que ele e a nossa família irá receber. Hoje meu pensamento remeteu ao alto. Meu pai sempre me incentivou, me defendeu e esse presente veio coroar o momento”, afirmou.
PALESTRA
Hidemitsuo destacou também que as palestras que realiza em todo o Brasil com foco na história do Japão é “um tributo, uma homenagem aos nossos pais, pois temos a oportunidades de mostrar e apresentar aos jovens a nossa história, a história do Japão, as conquistas, um pouco do que nossos pioneiros viveram e conquistaram”. Em Apucarana, ele fala sobre os “Imperadores do Japão”.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana