Monsenhor Roberto Carrara recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 21/02/2020 13h59, última modificação 21/02/2020 13h59
A honraria proposta ao também Cidadão Honorário da nossa cidade é de autoria do vereador Marcos da Vila Reis
Monsenhor Roberto Carrara recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

Monsenhor Roberto Carrara recebe a Moção de Aplausos do vereador Marcos da Vila Reis

Por iniciativa do vereador Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis e aprovada por unanimidade dos vereadores e vereadora, a Câmara Municipal de Apucarana entregou, na noite desta quinta-feira (20/02), a Moção de Aplausos ao Monsenhor Roberto Carrara.

O plenário Valmor Santos Giavarina ficou repleto de familiares, amigos, autoridades, pioneiros e fiéis que acompanharam a trajetória do Monsenhor Carrara, em Apucarana. A Moção de Aplausos entregue é uma forma de homenagear pessoas ou entidades que desenvolvem ou desenvolveram serviços relevantes à comunidade apucaranense.

Marcos da Vila Reis disse que a palavra é gratidão, ao oferecer a Moção ao Monsenhor Carrara. “É uma homenagem pequena pela grandiosidade do Monsenhor Roberto Carrara para nós e para toda comunidade. Ele que já é Cidadão Honorário de Apucarana. Não nasceu aqui, mas é um dos maiores homens que a nossa cidade já conheceu, homem dado a caridade, homem que ensinou o Evangelho, nos ensinou a ser cristão”, disse o autor da honraria. “Uma das maiores homenagens que a Câmara prestou neste mandato. É um momento especial. O Monsenhor faz parte da história de Apucarana e da história da Igreja Católica da nossa cidade. Estou feliz e honrado de oferecer a Moção”, diz Marcos, que relembrou durante sua fala a trajetória do seu pai, Pedro Augusto, que foi Diácono na Igreja do Distrito de Vila Reis e de toda sua família que também acompanharam Monsenhor Carrara.

Emocionado, o homenageado revelou não esperar uma homenagem “tão forte”. “Não me sinto digno de receber uma homenagem como esta. O meu orgulho é de ser Cidadão Honorário de Apucarana, porque eu vivi muitos anos aqui. Trabalhei, fiz amigos. Mas a homenagem que recebi hoje se excedeu ao que eu podia imaginar. Fiquei comovido com tanta demonstração de carinho”, relata.

Monsenhor Roberto Carrara revelou que não deve deixar Apucarana. “Aqui é a minha cidade e a minha família. Devo passar um tempo fora para adaptação da Diocese da cidade, mas em breve estarei de volta. O importante é que o mundo veja, através da nossa unidade sacerdotal, a missão que Jesus recebeu, que é lutarmos pela nossa Igreja”, revelou.

O prefeito Junior da Femac pontuou que este é um momento impar para toda Apucarana. “A Moção entregue hoje engrandece a nossa cidade, mostrando a importância do nosso homenageado. O Padre Roberto Carrara é uma das faces de Apucarana, uma riqueza que temos na cidade. Ele marca a nossa história pelo amor que tem por todos que aqui vivem. Eu tenho certeza que com essas demonstrações de carinho e afeto, de respeito que recebeu, ele nunca vai esquecer que Apucarana é a sua casa”, disse o prefeito.

Ele enumerou os trabalhos realizados por Monsenhor Carrara. “Temos o Padre Roberto dentro da Igreja: uma pessoa dinâmica, batalhadora, evangelizadora. O Padre Roberto fora da Igreja: que cuida das crianças nas creches, que luta pelo Hospital da Providência, que inspira tantos projetos sociais que existem em Apucarana e, temos o Padre Roberto amigo que aconselha, abraça, essa pessoa maravilhosa que conhecemos”, conclui Junior da Femac.

HOMENAGENS

Conduzida pelo presidente do legislativo, professor Luciano Molina, a Sessão Específica também teve homenagens ao Monsenhor. “Parabenizo o Monsenhor Roberto Carrara pelo trabalho realizado em Apucarana, pela firmeza, pelo seu contínuo zelo, dedicação, carinho, evangelização e amor com toda comunidade. Sua sabedoria conduz os passos dos fiéis em direção a Deus”, disse o presidente Molina.

A equipe de canto da Catedral acompanhados pelo Marcos e Cristiane da Matta fizeram a apresentação musical. Monsenhor também recebeu homenagens do Dr. Luiz Vilasboas que falou em nome da comunidade e, da diretoria da ACEA.

HISTÓRICO

Nascido em 10 de novembro de 1939, em Jaú, interior do Estado de São Paulo, a vocação religiosa aflorou cedo na vida de Carrara.

- Foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 1963, em São Manuel/SP por D. Frei Henrique Goland Trindade.

- Em 1964, trabalhou como Vigário cooperador na Paróquia de Ourinhos SP.

- De 1965 a 1966 esteve no Seminário Menor de S. José, em Botucatu, SP, como disciplinário.

- Em 1967, foi nomeado Pároco da Paróquia São Benedito, na cidade de Botucatu, SP, e ali permaneceu até maio de 1969.

- Em junho de 1969 veio para Apucarana assumindo a Paróquia da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

- Em 1980, foi para Roma e se especializou em Liturgia na Faculdade de S. Anselmo e no final de 1982 voltou para a Paróquia da Catedral onde permaneceu até maio de 1991.

- Em julho de 1991, foi para Bogotá, na Colômbia, assumindo a Secretaria Executiva do Departamento de Liturgia.

- Em maio de 1993, foi para Roma, trabalhar no Vaticano, na Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, onde permaneceu até maio de 2008. Nos últimos anos foi responsável pela Seção das Dispensas Sacerdotais.

- Em julho de 2008, voltou novamente para a Paróquia da Catedral.

Dentre tantos outros pontos relevantes para destacar, cumpre lembrar que Monsenhor Roberto Carrara recebeu o Título de Cidadão Honorário da idade de Apucarana. A honraria é de autoria dos ex-vereadores Luiz Brentan, Telma Reis e Junior da Femac, hoje prefeito de Apucarana.

 

*Vale ressaltar que nesses anos que esteve trabalhando no CELAM– Conselho Episcopal Latino Americano e no Vaticano, Monsenhor Roberto Carrara sempre esteve muito presente em nossa comunidade, visitando todos os anos, e trazendo ajuda financeira para manter 450 crianças, divididas em 03 creches, nas cidades de Apucarana e Ribeirão do Pinhal.

Fotos: Marcos Kuniczki