Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Município e Caixa assinam contrato para o asfalto no “Novo Horizonte”

Município e Caixa assinam contrato para o asfalto no “Novo Horizonte”

por Administrador publicado 11/09/2013 14h58, última modificação 08/04/2016 17h26
Depois de cerca de 30 anos de espera, os moradores da Rua Alexandre Balan, no Jardim Novo Horizonte (região das "chacrinhas"), e da Rua Guapuruvu, no Núcleo Habitacional Afonso Camargo, vão dispor de pavimentação asfáltica.

O contrato que prevê a liberação dos recursos, via Caixa Econômica Federal (CEF), foi assinado nesta quarta-feira (11/09), no gabinete do prefeito de Apucarana, Beto Preto. O investimento total será de mais de R$ 1 milhão, dos quais R$ 789.800 são oriundos do Governo Federal e R$ 310.200 são relativos à contrapartida do Município.

O ato contou com a presença do superintendente regional da CEF, Élcio José Coelho de Lara, do gerente regional Olides Millezi Junior, e do gerente local, Paulo Sérgio Vançan. “A função da Caixa é fazer o acompanhamento técnico da obra e garantir que  os recursos cheguem. A obra dará maior mobilidade e permitirá uma  comunicação mais rápida aos moradores dos bairros beneficiados. Desta forma, estamos cumprindo a nossa missão neste outro viés, que é o do desenvolvimento urbano”, assinala o superintendente regional da CEF.

O prefeito de Apucarana – que após o evento visitou, acompanhado de representantes da CEF e de asessores, o local onde serão feitas as obras - lembra das precárias condições em que se encontram essas ruas, o que há cerca de dois anos gerou protestos da população. “Quero render homenagem aos moradores, que naquela época expressaram a sua indignação. A obra vai garantir o direito de que os ônibus do transporte coletivo, as vans que levam alunos, as ambulâncias e dos demais carros da saúde cheguem e possam atender a população que mora nesta região da cidade”, destaca.

Beto Preto afirma que o próximo passo é buscar regularizar a situação fundiária das chamadas “chacrinhas”, garantindo aos moradores o título de posse da área. “Estamos trabalhando neste sentido junto à Cohapar (Compahia de Habitação do Paraná) e ao Ministério das Cidades. As famílias moram lá  há 26 anos e até hoje isso não foi resolvido”, observa, emendando que também buscará novos recursos, através do deputado federal André Vargas, para pavimentar ruas próximas e que não são dotadas da benfeitoria.

De acordo com o vice-prefeito, secretário municipal de Obras e diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Sebastião Ferreira Martins Junior, o contrato prevê obras de drenagem, meio fio e pavimentação de uma área de 13 mil metros quadrados. “São em torno de 1.700 metros lineares de asfalto que vão beneficiar diretamente cerca de 300 famílias e indiretamente outras dezenas. Essa obra é prioritária, pois atenderá quem mais precisa e levará mais dignidade a esses moradores”, assinala.

O presidente do Legislativo Municipal, José Airton de Araújo (Deco), também prestigiou a assinatura do contrato de repasse de recursos, além dos vereadores Paulo Farias, Antônio Ananias, Aurita Bertoli, Luiz Magalhães, Gilberto Cordeiro de Lima e José Antoniassi. “Morei na Rua Alexandre Balan e a gente sabe do sofrimento. Desde então, passaram-se cinco governos e ninguém fez nada. Agora, com apenas 8 meses de governo, o prefeito Beto Preto está realizando este sonho e que vai ficar na história”, conta o presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana.

11-09-13