Na última Sessão Ordinária de outubro, Câmara recebe coral “Belas Mulheres Escolhidas por Deus” e Regional de Saúde faz balanço das atividades

por imprensa — publicado 30/10/2019 17h15, última modificação 30/10/2019 17h54
Também foram discutidos e votados 10 projetos de lei
Na última Sessão Ordinária de outubro, Câmara recebe coral “Belas Mulheres Escolhidas por Deus” e Regional de Saúde faz balanço das atividades

Coral Belas Mulheres Escolhidas por Deus

Na última Sessão Ordinária do mês de outubro, a Câmara Municipal de Apucarana recebeu para uma apresentação especial, o Coral “Belas Mulheres Escolhidas por Deus”, pacientes da Oncologia do Hospital da Providência de Apucarana.  O grupo, com onze integrantes, tem como objetivo acolher as pessoas que chegam para o tratamento na Oncologia do Hospital da Providência e também alertar para a prevenção e as formas de tratamento. É uma rede de apoio, também tem a intenção de trazer amor, carinho, força e motivação para os pacientes que estão em tratamento do câncer. Onde se reúnem, conseguem transformar suas dores em alegria e motivação. No plenário, após uma conversa com os vereadores, vereadora, público e servidores, fizeram duas apresentações. Além da música que preparam, uma capela foi improvisada e aplaudida por todos os presentes.

O presidente do legislativo, Luciano Molina agradeceu ao Coral, parabenizando a iniciativa e o trabalho que realizam. “São mulheres fortes, guerreiras. Tivemos um brilho especial na última sessão de outubro e fechamos o mês, que já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, fortalecendo as ações de conscientização e com um relato das ações e números da 16ª Regional de Saúde”, destacou o presidente.

A enfermeira Edileusa Nardi, da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que esteve presente na Sessão, acompanhada do Chefe da 16ª RS, Dr. Altimar Carletto, também falou sobre o Outubro Rosa e o fechamento das atividades do mês. “O laço rosa simboliza a ação de prevenção contra o câncer de mama. Escolheram a cor rosa no mês de outubro, mas lembrando que o outubro rosa não é só um mês e sim deve ser instituído em todos os meses do ano nas ações preventivas”, disse. “Na Regional de Saúde de Apucarana existe uma linha de cuidados estabelecida com todos os pontos de atenção”.

A enfermeira explicou ainda a origem do câncer de mama e todas as formas de tratamento. “A mamografia de rastreamento deve ser feita. O Câncer de mama está em 1º lugar na Regional de Apucarana. Em 2018, tivemos 21 casos e em 2019, 15 casos por enquanto, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. E, tivemos o registro de um óbito em 2019, por câncer de mama em um homem. Eles também têm que ficar atentos e fazer as ações de prevenção”, disse.

PROJETOS EM PAUTA

A sessão prosseguiu com a votação e aprovação de 10 Projetos de Lei. Sendo cinco projetos do Executivo Municipal que dispõe sobre a concessão de contribuição à Adefiap, APAE, SOPRAP, e APAC no valor de R$ 50 mil a cada instituição; abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 200 mil específica para a Autarquia Municipal de Saúde para pagamento de contribuições as entidades sem contraprestação direta de bens e serviços, sendo elas: APAC, APAE, Adefiap e SOPRAP.

Também foi aprovado o projeto de lei de autoria dos vereadores Gentil Pereira e Franciley Preto Godoi, Poim, que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Grupo Fazendo o Bem pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense.