NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE
Sessão Ordinária de 12 de fevereiro
RECAPE
O vereador José Airton Deco de Araújo, em seu pronunciamento solicitou ao Executivo Municipal que seja feito o recapeamento na Rua Bygton. Deco enfatizou que o trecho é importante como outras ruas e avenidas da localidade. “Moro no bairro a mais de 27 anos, faço parte da comunidade e sempre escuto a reivindicações. Trago o meu pedido a administração que nos ouve e tem nos atendido, tem um olhar especial para aquele local”. Deco reforçou que a Avenida Santa Catarina também precisa de melhorias. “O local precisa ser alargado pelos engenheiros da prefeitura e uma mudança tem que ser feita. Recebemos diariamente pessoas de vários municípios no Consórcio de Saúde”.
LEIS DEVEM SER CUMPRIDAS
O vereador Edson da Costa Freitas destacou que a segunda sessão ordinária veio repleta de projetos para votação e que irão melhorar ainda mais os rumos da cidade. Ele fez um alerta que existem muitas leis que não estão sendo colocadas em prática e que no decorrer das sessões irá traze-las e buscar uma forma de cobrar para que todas sejam cumpridas. Em seu pronunciamento também falou sobre o preço dos combustíveis em Apucarana, Arapongas e Aricanduva e do reflexo em outros produtos. Pediu a colaboração dos empresários para que ofertem preços acessíveis aos consumidores.
“MEU CAMPINHO” EM FASE FINAL
Franciley Preto Godoi, Poim, parabenizou os empresários presentes na sessão por estarem acompanhando a votação dos projetos. Destacou que a Casa de Leis é da população e aberta a comunidade que deve acompanhar os trabalhos, as votações e lutar pelos seus direitos. Agradeceu ao prefeito Beto Preto pelas obras que realizou na cidade e Distritos, principalmente no Pirapó. “Destaque para a Praça que está recebendo melhorias, reformas. Nunca tinha passado por uma benfeitoria dessa. Está ficando bonita, pintada, sinalizada e o Meu Campinho que está em fase final. Projeto bacana com dois parques: um para crianças e um para terceira idade, com grama sintética e que em breve será entregue”, anunciou Poim. Ele agradeceu ainda a pavimentação em vários locais do Distrito, em parceria com o chefe da Casa Civil, Guto Silva e anunciou para o dia 21 de fevereiro, às 09h30, a licitação para reforma da quadra poliesportiva no Distrito da Caixa de São Pedro. “Momento especial para os Distritos”, completou.
DOAÇÃO DE ORGÃOS
O vereador Gentil Pereira lembrou da Lei nº 79/2017, de sua autoria, que institui o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos. Disse que é um gesto em defesa da vida e que o Brasil tem 32 mil pessoas na fila de espera para o transplante de rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e córnea. Dados recentes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. “Somente através da conscientização, podemos reduzir a fila para o transplante. Este é um tema importante para ser tratado em nossos lares”. Segundo Gentil, o estado do Paraná, em janeiro, bateu o recorde e atingiu o índice de 50,9 doações de órgão por milhão de população, sendo este número três vezes maior do que a média brasileira. A cada 8, apenas 1 doador é notificado. Gentil informou que ele e a esposa são doadores de órgãos.
CALÇADAS DEVEM SER CUIDADAS
Gentil declarou também seu protesto quanto algumas calçadas em Apucarana. Ele deixou bem claro que as calçadas são responsabilidades de moradores e proprietários e/ou locatários de empresas e lojas. “Estamos passando em alguns lugares que cadeirantes estão andando nas ruas, idosos, crianças tem que desviar de buracos, o que ocasiona um perigo e um risco muito grande. Devemos nos conscientizar da nossa responsabilidade com relação as calçadas e cuidar das mesmas”.
DEFESA INTRANSIGENTE
Em sua fala, a vereadora Márcia Regina Sousa destacou que a democracia se faz participando, discutindo, conversando e chegando a um denominador comum. “O papel do vereador, é legislar, independente do lugar em que nós estivermos. Somos vereadores e fomos eleitos para isso. Eleitos para atender as demandas que o povo nos traz. A partir dai, teremos diversas interpretações das demandas que recebemos. Mas o mais importante é fazer a defesa intransigente do segmento que nos procura”. Ele reforçou que como Assistente Social, formada há mais de 22 anos, faz a defesa intransigente dos segmentos que ela defende. “Teremos as avaliações, tanto dos próprios colegas, como do Ministério Público, como da Procuradoria Jurídica. Mas independente, faremos a defesa intransigente daquele que nos procuraram”, disse.
Assista a Sessão Ordinária desta terça-feira (12/02), acessando: https://youtu.be/Beg8Ac6P4aM
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana