NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE
Plenário - Sessão 06 de março
MINUTO DE SILÊNCIO
O vereador Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do músico Maurício Barbosa de Melo, "Maurício da Banda", ocorrido no dia 28 de fevereiro, em Apucarana. Integrante há 30 anos da Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva, ele veio a óbito no Hospital da Providência. Ele fazia tratamento contra diabetes.
PLANO DIRETOR
Na próxima segunda-feira (11/03), a Prefeitura de Apucarana realiza Audiência Pública para discutir o Plano Diretor. Será às 18h30, no auditório do CREA. O vereador Lucas Leugi, na Sessão desta quarta-feira, destacou a importância de discutir o plano diretor. “A Audiência abrirá espeço para toda comunidade. O Plano Diretor discutirá o desenvolvimento da cidade, fomenta a economia, debaterá propostas, definirá instalação de indústrias, entre outras necessidades e prioridades”, disse o vereador. A revisão do plano é uma exigência legal e uma necessidade.
APAC RECEBERÁ MELHORIAS
Lucas Leugi agradeceu o prefeito Junior da Femac por receber a diretoria da APAC – Associação Paranaense dos Amigos dos Cavalos de Apucarana. O encontro teve ainda a presença do deputado estadual, Arilson Chiorato. A APAC trabalha com crianças, em especial autistas. “Juntos, vamos buscar parcerias e formas de melhor atender nossas crianças com os tratamentos ofertados. Tudo será ampliado e estruturado, garantiu o prefeito na reunião”, disse o vereador.
COPEL
O vereador Lucas Leugi pontuou em plenário a resposta ao Requerimento nº 09/2019 que recebeu da empresa Copel Distribuição S.A. Segundo ele, no ofício eles indicam que existem 2.567 unidades consumidoras cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, no município e que mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site da Copel. Lucas afirmou ser estranho o Requerimento ser respondido via e-mail. “Mais complicado ainda seria as pessoas que participam do programa por não poderem pagar a conta de luz alta, terem que ter acesso a internet para saberem mais sobre o programa. Como irão pagar a conta da internet? Esse é o tratamento que a Copel oferece aos apucaranenses”, completou.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O vereador professor Edson Freitas parabenizou, antecipadamente, todas as mulheres pelo seu dia. “Parabéns a todas as mulheres guerreiras, que enfrentam problemas, mas que se fazem fortes, mulheres felizes, mulheres vitoriosas, que seja um período de conquistas e progressos. Que sejam felizes”.
REPÚDIO À ESCOLA DE SAMBA
O vereador Marcos da Vila Reis falou sobre o fim do carnaval e início da quaresma. Este ano o tema da Campanha da Fraternidade será “Fraternidade e Políticas Públicas”. Marcos lembrou do encontro na próxima terça-feira, 12/03, às 19 horas, na Câmara de Apucarana, que abordará o tema. E, manifestou seu repúdio e indignação à Escola de Samba que causou polêmica ao abordar religião. O vereador Sidrin também mostrou indignação e seu repúdio às Escola, lembrando ser uma heresia o comportamento e o tema abordado.
REFORMA DA CAPELA MORTUÁRIA CENTRAL
Sidrin parabenizou a administração municipal pelo anúncio e assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da Capela Mortuária Central. Lembrando que é uma reivindicação da comunidade. O presidente Molina completou dizendo que será uma grande obra e que irá melhorar as condições do local e que o prefeito já anunciou que em breve a Aserfa também ganhará uma nova sede.
RECURSOS PARA O PROVIDÊNCIA
Os vereadores Gentil Pereira e Franciley Preto Godoi, Poim, estiveram em Brasilia, na última semana. Na oportunidade foram recebidos por deputados federais da bancada do Paraná e pelos senadores Alvaro Dias e Oriovisto Guimaraes. Eles entregaram cópia de Requerimento solicitando inclusão no Orçamento do ano de 2019, através de Emenda Parlamentar para à aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) – Hospital da Providência. Em breve, segundo os vereadores, teremos novidades e retorno dos parlamentares e senadores.
SESSÃO SOLENE
Hoje a Câmara realiza Sessão Solene para entrega do Prêmio Mulher Destaque. Segundo determina a Lei, de autoria da vereadora Márcia de Sousa, estão sendo homenageadas 11 mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social. Cada vereador indicou, de forma fundamentada, uma mulher que faça jus à homenagem. O principal objetivo é valorizar a mulher no contexto da cidadania. O Título será concedido apenas uma única vez para cada mulher merecedora da homenagem. Todos os anos a entrega é realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana