Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novembro Azul é destaque na Sessão Ordinária da Câmara de Apucarana

Novembro Azul é destaque na Sessão Ordinária da Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 30/11/2021 15h54, última modificação 30/11/2021 15h54
A convite do presidente Poim e da vereadora Jossuela, Dr. Hélio Kissina repassou orientações durante a última sessão do mês
Novembro Azul é destaque na Sessão Ordinária da Câmara de Apucarana

Dr. Hélio Kissina na sessão ordinária de segunda-feira

Encerrando o mês de novembro na Câmara Municipal de Apucarana, o presidente Franciley Preto Godoi, Poim e a Procuradora da Mulher, vereadora professora Jossuela, convidaram o urologista, Dr. Hélio Kissina para participar da Sessão Ordinária, desta segunda-feira.

Na pauta, Kissina falou sobre Novembro Azul: campanha realizada para prevenção do câncer de próstata. “Assim como foi feito no “Outubro Rosa” na prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero, eu e a vereadora Jossuela, fizemos o convite ao Dr. Kissina para falar sobre o “Novembro Azul” e ele prontamente nos atendeu.  Nosso objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina”, explicou Poim.

Todos os anos mais de 60 mil brasileiros recebem o diagnóstico de câncer de próstata e, mais de 15 mil morrem da doença. “E, infelizmente, muitos não procuram um médico para realizar o tratamento. É importante que o homem a partir de 45 anos procure realizar exames, se cuidar e se tem histórico familiar da doença, se atentar a isso”, adiantou Poim, que agradeceu ao Dr. Kissina por ter aceito o convite e ter repassado informações importantes para todos os presentes na sessão.

O urologista explicou que o diagnóstico do câncer de próstata deve ser feito o mais breve possível. “Hoje o Novembro Azul é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil. Com ela podemos promover a mudança de comportamento dos homens, para que frequentemente consultem um médico e realizem os exames preventivos. Homens com mais de 45 anos, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o seu médico e fazer os exames preventivos. Se detectada em estágios iniciais, a doença pode ser tratada de forma efetiva com grandes chances de cura”, disse Kissina.

Conscientização

Em novembro, duas datas alertam para os cuidados com a saúde do homem: o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o Dia Internacional do Homem, celebrados nos dias 17 e 19, respectivamente. A campanha Novembro Azul foi criada para conscientizar a população da importância do exame para detecção precoce da doença. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país, sendo a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do de pulmão.

Por não apresentar sintomas em estágios iniciais, é recomendável que homens com idade acima de 50 anos, procurem pelos serviços de saúde com mais frequência. O principal fator de risco é a idade, sendo que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Negros e pessoas que tiveram um parente próximo com câncer de próstata antes dos 65 anos de idade têm o fator de risco aumentado para câncer de próstata e, nesses casos, os cuidados devem ser observados a partir dos 40 a 45 anos.

O primeiro atendimento ao homem é feito no centro de saúde e o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) auxilia no diagnóstico. Este exame é colhido nos centros de saúde e, dependendo do resultado, o paciente é encaminhado para urologistas – que atuam nas Unidades de Referência Secundária (URS), para exame de toque e/ou outros exames.