Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novos policiais são apresentados em Apucarana

Novos policiais são apresentados em Apucarana

por Administrador publicado 09/05/2014 13h37, última modificação 08/04/2016 17h26
O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentou nesta sexta-feira (09/05) os novos policiais que, a partir deste final de semana, iniciarão o estágio operacional nas ruas de Apucarana.

São 38 policiais – 28 homens e 4 mulheres – que estão sendo preparados desde janeiro pela Escola de Formação da PM. A formatura do grupamento está prevista para julho, quando eles passarão a atuar em Apucarana e em outros destacamentos de abrangência do Batalhão.

O ato, realizado na Praça Rui Barbosa, contou com a presença do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), do comandante do 10º BPM, tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, do comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, major Emerson Saqueta, do vereador José Airton Deco de Araújo, do vice-presidente da Acia, Wanderlei Faganello e demais vereadores.

O vice-prefeito de Apucarana deu as boas-vindas aos novos policiais, afirmando que eles são aguardados com expectativa e serão também bem recebidos pela população. “Vocês são vocacionados para o serviço de segurança pública e são orgulho para nós, bem como para seus familiares, pais, mães e esposas. A sociedade de Apucarana confia em vocês e podem contar com o apoio da Prefeitura, principalmente através da Guarda Municipal”, salientou Junior da Femac.

Na ocasião, o presidente da Câmara, o vereador José Airton Deco de Araújo, destacou a eficiência da policia apucaranense. “Esses policiais que se apresentam hoje, estão se juntando a uma das melhores polícias do país, a polícia apucaranense. Desejo a todos muito sucesso nessa nova caminhada e que Deus abençoe a todos”, disse Deco.

De acordo com o comandante do 10º BPM, 18 policiais deverão permanecer após a formatura em Apucarana e o restante será encaminhado para os destacamentos. O reforço do policiamento nos demais 11 municípios de abrangência do batalhão se deve principalmente pelo elevado registro de ocorrências em agências bancárias e para facilitar a montagem de barreiras em possíveis rotas de fuga.

“Tivemos vários casos de arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos em cidades da região. O objetivo é reforçar os destacamentos para que haja uma diminuição neste tipo de crime. Outra meta é diminuir as rotas de fuga, reforçando o bloqueio nas rodovias em ocorrências graves que eventualmente possam ocorrer”, explica o tenente-coronel.

Conforme Aimoré, os novos policias estão sendo formados através do Programa Paraná Seguro, do Governo do Estado. Na primeira etapa da escola, eles receberam noções de psicologia, técnicas de atendimento de ocorrências, policiamento ostensivo, direitos humanos, direito penal e aulas de tiro. “Eles foram bem instruídos por nossos oficiais e praças. Agora, eles iniciam o estágio operacional e vão trabalhar junto com profissionais experientes”, afirma, afirmando que já neste final de semana, entre as atividades previstas, eles farão o patrulhamento conhecido como “Cosme e Damião”. “É um policiamento feito a pé, em duplas, no comércio de Apucarana, por conta do Dia das Mães”, finaliza.