Obras de recape são entregues no Distrito de Pirapó

por imprensa — publicado 24/01/2020 15h05, última modificação 24/01/2020 15h05
Vereador Poim e prefeito Junior da Femac fizeram uma caminhada em diversos locais que foram realizadas as obras
Obras de recape são entregues no Distrito de Pirapó

Moradores do Distrito de Pirapó, ao lado do prefeito Junior da Femac e do vereador Franciley Preto Godoi, Poim, comemoraram na manhã desta sexta-feira (24/01), mais uma obra de pavimentação concluída pela Prefeitura Municipal. As obras contemplaram as ruas Cesário Festi, Valentin Fenato e César Betiati que tinham calçamento de paralelepípedos, em uma área de 5mil m², com investimento de R$ 300 mil.

No total, mais de R$ 1,2 milhão foram investidos para levar o asfalto a trechos de ruas que por décadas eram de paralelepípedo ou em pedras irregulares no Distrito.

Além das três ruas, Junior da Femac, Poim, secretários Municipais e a comunidade, fizeram uma caminhada por locais onde o serviço foi executado recentemente.

A caminhada, que fez parte programação alusiva aos 76 anos de Apucarana, iniciou a partir da “Estrada Velha”, no antigo acesso ao Distrito, nas proximidades de uma empresa de estofados e prosseguiu por cerca de 800 metros. “Neste trecho, foram investidos R$ 311 mil com recursos de emenda do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, intermediados pelo vereador Poim. Além do revestimento asfáltico, foram feitos serviços de drenagem, calçadas, rampas de acessibilidade e o plantio de grama”, relata Junior da Femac.

A outra parada da caminhada ocorreu em trecho conhecido pelos moradores como “pé de galinha”, pelo fato de ser o local onde três ruas se encontram. “Neste trecho investimos cerca de R$ 300 mil, recurso do caixa da própria Prefeitura, fruto da economia que realizamos no ano passado”, frisa Junior da Femac, citando que o serviço foi executado em trechos das ruas Cesário Festi, Valentin Fenato e Felício Betiati.

Junior da Femac lembra que a Prefeitura também investiu cerca de R$ 150 mil no recape do entorno da igreja, com recursos de emenda do deputado estadual Guto Silva. “Ainda na gestão Beto Preto, foi feito o recape sobre as pedras irregulares em todo o Jardim Palmeiras, no valor de R$ 154 mil, também oriundo de emenda do deputado Guto Silva”, completa.

Outra obra na área da malha viária levada pela gestão Beto Preto é o recape sobre pedras irregulares no Núcleo Habitacional Amélia Moraes (Mutirão) e no Loteamento Porto Seguro. “Nestes conjuntos habitacionais foram recapeados mais de um quilômetro de vias, com investimento de R$ 305 mil de emenda parlamentar do senador Roberto Requião”, recorda Junior da Femac.

“NOVOS PROJETOS JÁ FORAM ENCAMINHADOS”, DIZ POIM

O vereador Poim afirma que continuará intermediando a destinação de emendas parlamentares, atendendo reivindicação dos moradores do Distrito do Pirapó. “O próximo projeto que já está encaminhado junto ao Ministério da Integração é o recape da Estrada Velha, em trecho de cerca de um quilômetro. Os recursos, no valor de R$ 400 mil, já estão assegurados e são de uma emenda do deputado federal Leopoldo Meyer”, reitera Poim.

Os moradores vêm presenciando as melhorias levadas ao Distrito e lembram que, há cerca de 30 anos, até o pavimento em paralelepípedo tiveram que pagar. “Sou moradora da Rua Felício Betiati e recordo que tivemos que pagar pelo paralelepípedo. Naquela época, pagamos com muito sacrifício esse carnê e hoje estamos muito contentes por receber essa benfeitoria sem precisar pagar por isso”, frisa Rosalva Terezinha Chepak Sorzi.

O engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, salienta que os paralelepípedos e as pedras irregulares exigem uma manutenção constante, pois é frequente acontecer o deslocamento de pedras. “Além disso, o revestimento asfáltico diminui os ruídos na rodagem de veículos, garante mais conforto na trafegabilidade e também melhora o fluxo no trânsito”, avalia Herivelto.