Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poim visita o Hemonúcleo de Apucarana

Poim visita o Hemonúcleo de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 13/10/2021 17h15, última modificação 04/07/2022 16h10
O presidente reafirmou a importância da doação de sangue e o compromisso de incentivar o gesto
Poim visita o Hemonúcleo de Apucarana

Parceiro do Hemonúcleo de Apucarana, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi, Poim, esteve na última semana conversando com a Chefe da Unidade Regional, Juliana Petchak.

Durante o encontro, que contou com a presença da assistente social do Hemonúcleo, Marta Haider, bioquímica, Aparecida Machado e Elton Leiroz, Poim reafirmou a importância da doação de sangue e o compromisso de buscar apoio junto a Casa de Leis e a comunidade apucaranense na doação, além de incentivar a captação de novos doadores.

“Doar sangue é um ato de amor e de solidariedade. Um gesto que pode salvar vidas. O apucaranense é muito solidário e está atento a necessidade a este gesto. Em todos os lugares temos pessoas precisando de sangue, mas também temos pessoas dispostas a doar. Coloco a Câmara a disposição para colaborar no que for preciso e possível e me coloco a disposição para auxiliar nesse processo. Vamos incentivar os servidores para que juntamente com suas famílias possam ser doadores e ajudem nessa ação de salvar vidas”, disse o presidente.

Durante a visita, Poim acompanhou o funcionamento do Hemonúcleo e o sistema de captação e doação. “Nosso Hemonúcleo é completo e o trabalho dos profissionais é muito bem feito. Parabenizo toda equipe pelo empenho, pela dedicação e pela forma com que administram o trabalho”.

Poim lembra ainda todo procedimento é realizado com higiene, rapidez e segurança. “Todo o processo dura cerca de 60 minutos no mínimo. Nos momentos difíceis de pandemia, muita queda foi registrada, mas sabemos que tudo é feito dentro dos protocolos exigidos. A doação de todos é muito importante, eu reforço. Ações assim vão contribuir diretamente para a manutenção dos estoques e melhoria na qualidade de vida da população”, pontuou o presidente da Câmara.

FAÇA PARTE DESTA REDE – DOE SANGUE

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 Kg; estar descansado e alimentado; apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, CNH ou Passaporte).

Caso o morador tenha sido infectado por Covid, é necessário esperar pelo menos um mês após o diagnóstico positivo para fazer a doação. Já para quem recebeu a vacina contra o novo coronavírus, devem ser respeitados os seguintes prazos de acordo com o imunizante: para quem recebeu a vacina da Coronavac, o intervalo mínimo é de 48 horas após a imunização;
para quem recebeu a vacina da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo mínimo é de sete dias após a imunização.

AGENDAMENTO E INFORMAÇÕES

Para mais informações você pode procurar o Hemonúcleo de Apucarana que fica na Rua Antônio Ostrenski, 03 – próximo ao SAMU e a Prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira. Para agendamento pode ligar (43) 3420 4200. Com apenas uma doação você está colaborando com pelo menos três pessoas.

registrado em: