Polícia Militar do Paraná comemora 164 anos

por imprensa — publicado 10/08/2018 17h20, última modificação 13/08/2018 22h56
Vice-presidente do legislativo, Franciley Preto Godoi, Poim, representou o prefeito Beto Preto e a Câmara de Apucarana na solenidade
Polícia Militar do Paraná comemora 164 anos

A Polícia Militar do Paraná completou nesta sexta-feira (10/08), 164 anos. A solenidade regional, foi realizada na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar do Paraná. A convite do major Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM, o vereador e vice-presidente do legislativo, Franciley Preto Godoy, o Poim, representou a Câmara Municipal e o prefeito Beto Preto no evento.

“Parabenizo a Polícia Militar do Paraná pelos 164 anos de trabalho e dedicação aos paranaenses. São homens e mulheres honrados que não medem esforços para proteger os paranaenses. Agradecemos o empenho e a dedicação e hoje prestamos nossa homenagem, nosso reconhecimento, a essa corporação tão importante”, destacou Poim.

Uma simulação de imobilização de indivíduo suspeito com o auxílio de um cão e a entrega de medalhas a membros da corporação marcaram a solenidade alusiva aos 164 anos, que contou com a presença do major Roberto Coelho, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, e Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal. A cerimônia foi ainda prestigiada pelo vereador Rodolfo Mota, por alunos da Escola Municipal Monteiro de Cambira e da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro de Apucarana, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Ao todo, 23 policiais militares foram condecorados com medalhas de ouro (30 anos de serviço ativo), de prata (20 anos de serviço) e de bronze (10 anos). Também foram homenageados dois bombeiros militares com a medalha de menção honrosa, que reconhece os praças pelos seus méritos pessoais.

O canil do 10º BPM possui seis cães, que são treinados para atuar em ações como faro de armas e entorpecentes, abordagens, busca de pessoas desaparecidas, distúrbios civis e em estabelecimentos prisionais.  Em uma breve simulação, um cão policial foi utilizado como meio não letal para alcançar e imobilizar um indivíduo suspeito.

A cerimônia contou com leitura da ordem do dia alusiva aos 164 anos da Polícia Militar, redigida pela coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, comandante-geral da PMPR, e com o Hino Oficial da Polícia Militar do Paraná, executado pela Banda Municipal Maestro João Florindo. Finalizando a cerimônia, a tropa desfilou em continência às autoridades.

A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854 e as homenagens alusivas à data estavam programadas para acontecer nas demais unidades da corporação no Estado.

HISTÓRICO –  A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil.

Foto: Edson Denobi (PMA) 

Com dados do Jornalista Jair Klein