Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Você sabia que a Câmara de Apucarana não usa mais copos plásticos?

Você sabia que a Câmara de Apucarana não usa mais copos plásticos?

por Assessoria de Imprensa publicado 11/09/2023 16h20, última modificação 11/09/2023 16h25
Objetivo é estimular o debate sobre o impacto ambiental do uso de plásticos na cultura da sociedade
Você sabia que a Câmara de Apucarana não usa mais copos plásticos?

Você sabia que a Câmara Municipal de Apucarana não usa mais copinhos de plástico? A decisão a favor do meio ambiente foi tomada em março deste ano durante a gestão do atual presidente da Câmara, Luciano Molina (PL), que já havia banido o uso de copos plásticos quando foi presidente da Câmara em 2019 e 2020.

No dia a dia, vereadores, servidores e visitantes utilizam xícaras de cerâmica e copos de vidro para servir café, chá e água. O objetivo é estimular o debate sobre o impacto ambiental do uso de plástico na cultura cotidiana da sociedade. "Essa é uma tentativa de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mudarmos hábitos para reduzir o impacto ambiental”, comenta Molina.

Com a decisão, a Câmara deixa de consumir, a cada ano, uma média de 22 mil copos plásticos para água, e outros quase 19 mil copinhos para café.

Ameaça ao meio ambiente

Depois dos Estados Unidos, Índia e China, o Brasil é considerado o maior produtor de lixo plástico do mundo. De acordo com dados da World Wide Fund for Nature (WWF), uma organização não governamental internacional, fundada em 1961, que trabalha na área de preservação da natureza e redução do impacto humano no meio ambiente, o país produz a cada ano pelo menos 11 milhões de toneladas de lixo plástico e recicla apenas 145 mil toneladas, ou seja, apenas cerca de 1,3% de todo o plástico que produz.

A média global de reciclagem de plásticos é de 9%, segundo a WWF, com base em dados relativos a 2019. Ainda segundo a organização, das quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos produzidas anualmente no Brasil, 17% é plástico. Por mais que os copos plásticos sejam práticos e higiênicos, o uso indiscriminado na sociedade gera uma quantidade de resíduos que poderia ser facilmente evitada com a mudança de hábitos.