Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Prédio da Câmara recebe o nome de “Chico Cilião”

Prédio da Câmara recebe o nome de “Chico Cilião”

por Administrador publicado 21/05/2008 16h16, última modificação 08/04/2016 17h17
A partir de agora, o prédio da Câmara Municipal de Apucarana passa a se chamar Edifício Francisco Cilião de Araújo.

A solenidade que oficializou a denominação aconteceu na noite da última terça-feira (20), reunindo vereadores, familiares do homenageado, autoridades, empresários e outros convidados. Chico Cilião, como era mais conhecido, nasceu em 9 de julho de 1917 na cidade de Brejo Santo, no Ceará, e faleceu em 24 de novembro de 2001. Foi morador em Apucarana por 42 anos, onde se destacou como empresário. O projeto que dá o seu nome ao prédio da Câmara é de autoria do vereador Alcides Ramos (DEM).

“Ele começou comprando cabritos, depois porcos, que eram carregados aqui, na estação ferroviária de Apucarana. Isso foi nos anos 40”, relembrou a filha Beatriz Cilião Maia. Com o tempo, tornou-se sócio de outro pioneiro, José Rosa, a quem admirava e respeitava, e tornou-se um dos proprietários do Frigorífico Santo Antônio. “Ele teve também um encontro com Jesus, um fato que marcou muito a sua vida”, conta a filha. Chico Cilião atuou de forma decisiva para a materialização de várias obras, entre elas a Igreja do Padre Dé, e foi fundador do CEIA.

Beatriz lembrou o convívio com o pai e as lições que ele deixou. “Dizia sempre que todos têm a liberdade de plantar o que quiserem, mas terão de colher o que plantaram. Ao enterrá-lo, enterrei meu pai e meu melhor amigo”, observou. Alcides Ramos falou sobre a importância de o prédio receber o nome de Chico Cilião. “Ele tem uma história bonita, de homem que venceu trabalhando e que gerou muitos empregos, ajudando no desenvolvimento de Apucarana. A Câmara faz uma homenagem justa”, assinala o vereador.

O vice-prefeito Antônio Waldemar Garcia representou o prefeito Valter Pegorer na solenidade. Ele destacou a presença, no evento, da Irmã Iracema Vujanski, do Hospital da Providência, em várias oportunidades beneficiado com doações de Chico Cilião. “Se hoje vivemos em conforto, devemos isso à luta dos pioneiros, que aqui chegaram derrubando as matas, abrindo cidades e criando empresas. O Chico Cilião foi uma dessas pessoas”, avaliou. Garcia também lembrou que o Edifício Chico Cilião fica no Centro Cívico José de Oliveira Rosa. “Os dois foram amigos em vida e agora viverão próximos também geograficamente por força dessas homenagens”, acrescentou.

Mauro Bertoli, presidente da Câmara, destacou que o Legislativo faz bem em homenagear os pioneiros do município. “Tudo isso é história e precisa ser preservado pelo Poder Público”, finalizou.

cil

cil2