Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Prestação de contas e aprovação de Requerimentos marcam a 2ª Sessão de outubro

Prestação de contas e aprovação de Requerimentos marcam a 2ª Sessão de outubro

por Departamento de Imprensa publicado 10/10/2022 17h02, última modificação 10/10/2022 17h02
Segundo Poim é mais um serviço de transparência e informação aos apucaranenses
Prestação de contas e aprovação de Requerimentos marcam a 2ª Sessão de outubro

Sessão Ordinária de 10 de outubro

Com a realização de prestação de contas referente ao mês de setembro, a Câmara Municipal de Apucarana iniciou os trabalhos legislativos desta segunda-feira (10.10). A segunda sessão ordinária do mês de outubro contou com a presença dos onze parlamentares que compõe da 18ª Legislatura.

“Como fazemos todos os meses, nesta sessão, apresentamos as contas referente ao mês de setembro do ano em curso. A prestação foi realizada pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Marcos da Vila Reis. É uma das formas que temos de dar transparência aos gastos do Legislativo, aos atos praticados pela Câmara de Apucarana e ao mesmo tempo de aproximar a Câmara da comunidade abrindo nossos trabalhos e mostrando onde estão sendo aplicados os recursos, o dinheiro público”, disse o presidente da Câmara, vereador Franciley Preto, Poim. “Com a prestação que realizamos todos os meses, todos os munícipes terão acesso de como e onde os recursos do Legislativo no ano de 2022 e, assim fizemos em 2021, estão sendo aplicados. Nosso objetivo é entregar resultados para os apucaranenses”, completou o presidente.

Marcos da Vila Reis detalhou que o mês de agosto encerrou, no dia 31.08.2022, com um saldo de R$ 2.362.067,75 em conta corrente. “Recebemos o Duodécimo no valor de R$ 1.250.902,93. Imposto de renda retido de servidores e vereadores repassado à Prefeitura R$ 105.349,37; rendimentos de aplicação financeira do mês R$ 25.509,96; Rendimentos de aplicação financeira do mês anterior repassados à Prefeitura R$ 23.369,17; Despesas pagas no mês - R$ 946.836,46; e finalizamos o mês com saldo disponível em conta corrente de R$ 2.668.275,01 em 30/09/2022”, explicou Marcos da Vila Reis. “O Índice da Folha de Pagamento está em 52,17%”, concluiu Marcos.

REQUERIMENTO EM PAUTA

Na pauta das discussões e votações, três requerimentos de autoria dos vereadores. Foi discutido, votado e aprovado o requerimento de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima que pede informações ao Prefeito Municipal, sobre a viabilidade da criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito. O vereador justifica que a criação da referida secretaria viria trazer muitos benefícios para toda a população na área da segurança pública e também viria melhorar o trânsito em geral.

Tiago destacou que a secretaria vem estruturar todo o sistema, inclusive a Guarda Municipal. “Chegou o momento de pensar e discutir a Secretaria de Segurança Pública”

Também foram discutidos e aprovados dois Requerimentos do vereador Marcos da Vila Reis pedindo informações ao prefeito Municipal sobre a viabilidade de ser feita a reforma da cobertura da Unidade Básica de Saúde Antônio Sacchelli, no Jardim Colonial. Segundo Marcos, “a cobertura está em más condições de conservação, com muitas goteiras que podem prejudicar até mesmo os equipamentos do referido local. Daí a necessidade da obra”. Marcos questiona ainda se existe previsão para a realização das obras e caso não existe, se há viabilidade de ser elaborado o referido projeto.

Ainda de autoria do vereador, foi aprovado o requerimento que pede informações ao prefeito sobre a viabilidade de transformação em eixo comercial, do prolongamento da Rua Apucarana até o Jardim Oliveira, no Distrito de Vila Reis. “Salientamos que, grande parte da via é comercial, somente o trecho do prolongamento até o Jardim Oliveira não é comercial e esta transformação viria beneficiar a todos”, concluiu.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na segunda-feira, dia 17.10, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtube.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana