Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Prestação de serviços muda o perfil da Câmara de Apucarana

Prestação de serviços muda o perfil da Câmara de Apucarana

por Administrador publicado 04/12/2011 18h09, última modificação 08/04/2016 17h15
Emissão de carteira profissional, através de convênio com o Ministério do Trabalho, Centro de Inclusão Digital, Sessão Itinerante, levando o Legislativo aos bairros para ouvir de perto as reivindicações da população e criação do 0800-648 702,

uma linha direta para que a população encaminhe críticas, denúncias e sugestões aos vereadores. Estes são alguns dos serviços que, na avaliação dos vereadores e de muitas pessoas que passam pela Câmara, estão mudando o perfil do Legislativo Municipal. “A Câmara de Apucarana nunca esteve tão próxima da população e isso se deve ao empenho de todos os vereadores e servidores do Legislativo, que acolheram a nossa proposta logo no início dessa gestão”, avalia o presidente Alcides Ramos Júnior.

No esforço para fortalecer a interação entre a Câmara e comunidade, a atual gestão vem realizando também, com sucesso, a Câmara do Estudante, quando alunos das escolas de Apucarana têm a oportunidade de ser vereadores por um dia. Eles debatem os problemas do município e apresentam projetos de lei, requerimentos e indicações, tudo de acordo com o Regimento Interno do Legislativo. Neste ano, passaram pela Câmara alunos, professores e diretores do Sesi e do Nilo Cairo. Alguns projetos apresentados pelos alunos foram aproveitados pelos vereadores titulares e se transformaram em projetos de lei. Também foram aproveitados requerimentos e indicações. “É um processo de interação e de aprendizado que envolve todo mundo, enriquecendo as relações pessoais. Quem ganha é a democracia”, avalia Alcides Ramos.

CENTRAL DE DOCUMENTOS

A fórmula de buscar uma aproximação com a comunidade através da prestação de serviços deu tão certo que isso deve ser intensificado no próximo ano. Nesta semana, por exemplo, foi aprovado em terceira e última votação o projeto de resolução 066/2011, também de autoria de Alcides Ramos, que dispõe sobre a Central de Documentos Perdidos de Apucarana. “Esta Central vai estar vinculada à Câmara e terá por finalidade receber, armazenar e restituir os documentos achados e a ela entregues, bem como informar e orientar a população sobre os procedimentos necessários para o acesso aos serviços disponíveis”, explica o presidente.

Os documentos em poder da Central deverão ser cadastrados e uma relação será disponibilizada através do site da Câmara (www.apucarana.leg.gov.br). “Os serviços serão inteiramente gratuitos e os documentos encontrados e não procurados no prazo de um ano a partir do seu cadastro na Central serão encaminhados à 17ª. Subdivisão Policial para os devidos procedimentos”, acrescenta Alcides Ramos. Para fazer a retirada de qualquer documento da Central será necessário apresentar Boletim de Ocorrência ou documento pessoal com foto (CNH, RG ou CTPS). Qualquer cidadão, veículo de comunicação, órgão público ou entidade poderão encaminhar documentos achados à Central. “Nossa intenção é usar a criatividade para implantar programas e serviços que, embora de baixo custo, são importantes para fortalecer a cidadania e integrar comunidade e Legislativo. Só assim a Câmara vai ser, de fato, a casa do povo”, finaliza Alcides Ramos.

03-12-11