Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradoria da Mulher realiza primeira reunião de trabalho na Câmara Municipal

Procuradoria da Mulher realiza primeira reunião de trabalho na Câmara Municipal

por Departamento de Imprensa publicado 28/04/2021 16h35, última modificação 28/04/2021 17h16
O encontro contou com a presença de representante da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família
Procuradoria da Mulher realiza primeira reunião de trabalho na Câmara Municipal

1ª Reunião de trabalho da Procuradoria da Mulher de Apucarana

Na tarde desta quarta-feira (28/04), a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana realizou a primeira reunião de trabalho, após aprovação da Lei, pelo legislativo.

Comandado pela Procuradora, Vereadora Professora Jossuela, o encontro teve ainda a presença das procuradoras adjuntas Telma Elizabeth Reis e Denise Carletto e da diretora da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, a Assistente Social e Advogada, Patrícia Vecchi.

“Essa foi nossa primeira articulação de trabalho realizada, após aprovação da Lei e nomeação das procuradoras adjuntas. Também convidamos a Patrícia Vecchi, da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família que será nossa parceira e apoiadora nos trabalhos que iremos realizar a partir de agora”, explicou Jossuela.

Segundo ela, todo o acolhimento às mulheres será realizado pela Câmara Municipal de Apucarana. “Nosso trabalho não se limita apenas ao acolhimento. Estamos preparando uma estrutura completa de atendimento e também de trabalho na parte legislativa da Procuradoria, onde iremos trabalhar projetos de proteção as mulheres, implementação de políticas públicas e tudo o que possa bem atender e favorecer as apucaranenses em momentos difíceis que muitas passam ao longo dos dias”, relatou a Procuradora Jossuela.

A vereadora participou, em Curitiba, de um curso voltado a Procuradoria da Mulher. “Trabalhamos vários temas e principalmente a implantação da Procuradoria no legislativo. Através da capacitação e das orientações que recebemos, vamos exercer com mais precisão o nosso papel junto à Procuradoria e vamos cumprir os planos de trabalho que serão estabelecidos para o atendimento às apucaranenses”, reforçou.

A Procuradoria deverá defender as mulheres em todas as situações, além de fiscalizar e acompanhar programas do Governo Municipal na área em que as mulheres se propõem a atuar. Jossuela reafirmou que o trabalho será em defesa das mulheres. “Vamos fazer parte da rede de proteção a mulher acolhendo denúncias por lesões aos seus direitos ou qualquer prática criminosa, realizando o encaminhamento aos órgãos competentes”.

Patrícia Vecchi explicou que a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família irá atender as mulheres com a parte técnica. “Temos uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, advogada que podem dar o suporte necessário após o atendimento feito na Procuradoria da Mulher, na Câmara Municipal. Reforço que atualmente atendemos de 20 a 30 casos/mês. E, que existe sim a retomada de ciclos de violência e os acompanhamentos serão feitos tanto pela secretaria como pela Procuradoria”. Atualmente no Paraná são 25 Procuradorias da Mulher e 15 Secretarias da Mulher e Assuntos da Família.

Outro ponto que será abordado pela Secretaria e encaminhado à Procuradoria serão as demandas de cada mulher atendida. “A maioria dos problemas são resolvidos pelo Município, mas queremos contar com a Câmara na elaboração de projetos de lei que possam somar ao nosso trabalho”, detalhou a assistente social.

Finalizando o encontro, será elaborado um plano de trabalho com protocolo de atendimento tanto para a Procuradoria como para a Secretaria. Já na primeira quinzena de maio, o atendimento da Procuradoria será aberto a população, na sede do legislativo de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas.

registrado em: