Projeto de Lucimar combate ação de “flanelinhas”
A vereadora também adiantou que decidiu pela apresentação do projeto atendendo a pedidos de representantes de vários segmentos.
“Antigamente, o guardador de veículos, ou ‘flanelinha’, como se diz popularmente, era um menor de idade, que vinha e pedia uma moeda, chamando a pessoa abordada de tio ou tia. Nos últimos anos, porém, o perfil dessas pessoas mudou muito. Hoje há nesse grupo muitos drogados, alcoólatras e moradores de rua, que deixam as pessoas acuadas até pela forma agressiva de abordagem”, justifica Lucimar.
A vereadora cita o relato de pessoas que tiveram os veículos danificados ou foram ofendidas quando se recusaram a atender à cobrança feita por flanelinhas. “É evidente que isso se tornou uma prática preocupante e que precisa de uma resposta por parte do poder público”, acrescenta Lucimar. Na opinião da vereadora, com o projeto aprovado a administração vai poder solicitar à secretaria competente, auxiliada pela Guarda Municipal ou em parceria com a própria Polícia Militar, que inicie uma ampla ação visando acabar com a atividade dos flanelinhas. “A administração que encaminhe essas pessoas aos programas sociais, a cursos profissionalizantes e demais serviços públicos necessários para que elas tenham outras alternativas de renda além dessa atitude que vem gerando cada vez mais constrangimento entre as pessoas”, finaliza Lucimar Scarpelini.
---
17-04-2012
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana