Projeto de Val torna prestações de contas mais rigorosas
De acordo com o projeto, todas as despesas realizadas dentro do mês deverão estar postadas no site da Câmara até o dia 10 do mês subsequente. O projeto determina ainda que além do relatório detalhado das despesas a Câmara coloque no site as notas fiscais, recibos e outros documentos resultantes das transações financeiras com fornecedores e prestadores de serviço.
Val colheu a assinatura dos demais vereadores e acredita que o projeto não terá problemas para ser aprovado. “É preciso que cada um de nós dê a sua parcela de contribuição para que essas coisas nunca mais voltem a acontecer na Câmara de Apucarana, que precisa estar rigorosamente dentro do que determina a lei, pois do contrário jamais terá condições de exercer plenamente o seu poder de fiscalização”, assinala Val.
Para o vereador, a aprovação do projeto também é uma resposta às pessoas que criticam a Câmara, dizendo que ela não vem tomando qualquer atitude diante das denúncias apresentadas pelo Ministério Público. “As pessoas acham que nós, vereadores, tínhamos conhecimento de tudo o que aconteceu, o que não é verdade. É muito difícil controlar as despesas e manter a transparência com a forma como as prestações de contas são realizadas hoje, só relacionando gastos de forma genérica e sem apresentar documentos. Com toda a documentação no site da Câmara, incluindo recibos e notas discriminando a natureza de cada despesa, cada cidadão poderá fazer o seu papel de fiscal do dinheiro público”, finaliza o vereador.
---
04-12-12
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana