Projeto denomina de Nadir Glade a Estação Ferroviária de Apucarana
A vereadora Telma Reis (PMDB) afirmou que inicialmente não sabia se a Câmara tinha autonomia para dar nome a um imóvel da União, mas o presidente explicou que com a aprovação o projeto será entregue ao deputado federal Alex Canziani (PTB). “Ele vai apresentar projeto semelhante no Congresso”, justifica Bertoli. Para o presidente, o projeto, ao mesmo tempo que faz justiça à memória de Nadir Glade e outros pioneiros da RFFSA na região, também se ocupa da preservação do prédio da estação, um dos poucos da década de 40 que conservam a arquitetura original.
O primeiro ramal de ferrovia chegou em Apucarana no dia 19 de abril de 1943. Hoje, 65 anos depois, o Município está inserido na rede nacional de ferrovias através de dois ramais ferroviários, sendo o primeiro com origem em Cianorte, passando por Maringá, Apucarana e Londrina, indo até a cidade de Ourinhos no Estado de São Paulo, de onde, através da Estrada de Ferro Sorocabana da FEPASA, faz a ligação com a capital paulista e o Porto de Santos.
O segundo ramal corresponde à chamada Estrada de Ferro Central do Paraná que, de Apucarana demanda a Ponta Grossa. A partir desta última um ramal dirige-se em sentido sul, rumo a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul, do qual bifurca-se um ramal dirigindo-se a Curitiba e ao Porto de Paranaguá, enquanto outro ramal, em sentido norte, demanda ao Estado de São Paulo e ao restante da malha ferroviária do País.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana