Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto determina Pai Nosso nas escolas de Apucarana

Projeto determina Pai Nosso nas escolas de Apucarana

por Administrador publicado 27/06/2012 16h00, última modificação 08/04/2016 17h14
Por unanimidade, a Câmara de Apucarana aprovou nesta semana projeto de lei de autoria do vereador José Airton Araújo, o “Deco” (PR), que determina a oração do Pai Nosso nas escolas públicas e particulares do município. Segundo o vereador, a oração será feita no início da primeira aula.

“Nós estamos vivendo um tempo de violência e desesperança. É preciso que as pessoas se voltem para Deus e isso deve ocorrer já na infância”, argumenta o vereador.

Deco, que é evangélico, ressalta que o Pai Nosso é uma oração presente em todas as religiões cristãs. “É a oração que Cristo deixou para os seus seguidores e o cristianismo representa a religião da maioria esmagadora do povo brasileiro. Se a gente não doutrinar os jovens na direção do bem, os traficantes e demais bandidos podem fazer isso na direção do mal, como já se vê hoje nas escolas de muitas cidades”, acrescenta o vereador. Ele frisa que, embora a lei estabeleça o Pai Nosso nos estabelecimentos de ensino, nenhum aluno será obrigado a fazer a oração. “Vai ficar para a consciência de cada um”, diz.

Para os que argumentam que os prédios públicos não devem direcionar para determinada religião, uma vez que o Estado é laico, Deco afirma que a postura “contribui para aumentar o vazio e a angústia entre os jovens”. “No lugar de uma palavra boa, como a da Bíblia, entra a palavra ruim, em favor da violência e das drogas. Temos que escolher que tipo de mundo queremos para os nossos filhos e para as novas gerações. Nós somos responsáveis por muito do que acontece de bom e de mau para a juventude”, argumenta o vereador.

A opinião dos vereadores foi amplamente favorável ao projeto. “É uma oração universal. Eu acho o projeto importante sim”, disse Lucimar Scarpelini (PP). “As pessoas de bem passam a ter um instrumento legal para defender a palavra de Deus nas escolas”, acrescentou Valdir Frias (PTB). “Votaria um milhão de vezes sim, se fosse preciso”, destacou Carmelo Ribeiro (PR). “Nesse mundo em que as nossas crianças vivem, os valores ensinados pelo Pai Nosso, que são de partilha, de fraternidade, são valores que elas vão carregar pela vida toda”, observou Júnior da Femac (PDT).

27-06-12