Requerimento aprovado na Sessão Ordinária questiona reajuste na tarifa de água no Município de Apucarana
Sessão Ordinária em 29 de abril
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, os vereadores aprovaram, em caráter de urgência e por unanimidade, um requerimento que será encaminhado a Agencia Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) questionando o reajuste na tarifa de água no Município de Apucarana.
Entre as perguntas direcionadas à Agencia Reguladora, o vereador Lucas Leugi, autor do requerimento, destaca que recentemente houve o anuncio do aumento superior a 12% na tarifa de água e questiona qual o critério utilizado. Ele afirma também, que o Município de Apucarana e a Sanepar possuem contrato em vigência desde 2003 e questiona: qual o índice que deve ser aplicado e se o índice é acordado ou é indicado pela Agepar.
Na última pergunta do requerimento diz que: contratualmente ficou estipulado que a metragem cúbica de consumo mínimo de água seria de 10 m³, atualmente a Sanepar trabalha com o mínimo de 5 m³. A Agepar autorizou essa mudança? Caso positivo, a mudança feita pela Agepar é capaz de alterar a força e as cláusulas contratuais?
PROJETOS APROVADOS
Ainda na sessão foram aprovados em primeira discussão os projetos: que denomina a Rua A, localizada no Residencial Solar de Toscana, de Dalva Zanuto Gomes, do vereador Franciley Preto Godoi, Poim, e o projeto, do vereador Gentil Pereira que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana à Turma da Alegria “Ângela Stoppa”, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense.
Gentil explicou que a turma teve início em março de 2004, onde um grupo de amigos e amigas, com o nome de Nhoque da Sorte, se reuniram em homenagem a São Genaro, sendo que cada convidado, tinha que levar sabonetes, pastas de dentes e escovas de dentes para serem doadas no Lar São Vicente de Paula. A partir de então, sempre no dia 29 de cada mês, o grupo se reúne no grupo denominado Turma da Alegria – Nhoque da Sorte lembrando São Genaro e colaborando e ajudando outras entidades da cidade como: Casa da Misericórdia, Casa Renascer, Escolas Municipais, aidéticos, entre outras doando produtos de higiene. Hoje são 20 casais e 10 amigos e amigas.
Em 2009 o grupo alterou o nome para Turma da Alegria Ângela Stoppa e passaram a adquirir fraldas geriátricas para serem doadas, todos os meses, às famílias menos favorecidas. Em 14 anos de existência muitos eventos foram realizados. O lema do grupo é: Doe para não usar. Atualmente o grupo fornece fraldas geriátricas para aproximadamente 50 famílias previamente cadastradas.
TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO AO APRESENTADOR RATINHO
Na mesma sessão os vereadores aprovaram, por unanimidade e em 1ª votação, o Título de Cidadão Honorário de Apucarana, ao apresentador Carlos Roberto Massa, “Ratinho”, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense.
De acordo com a justificativa, o projeto encontra respaldo na realidade dos fatos conhecidos por toda comunidade, já que o homenageado possui grande identificação com a cidade, enaltecendo sempre seus investimentos (Rede Massa e Fazenda Ubatuba) e prazer em passar vários dias do mês por aqui junto a seus amigos, familiares e colaboradores.
Os vereadores destacaram ainda que homenageado já se tornou filho de outros municípios através de Títulos como o proposto, sendo que em Apucarana, chegou a tramitar um Projeto de Lei nesse sentido (PL 197 /2006), mas sua tramitação não foi concluída, o que se pretende resolver agora e finalmente entregar ao senhor Carlos Roberto Massa sua nova "Certidão de Nascimento”, como filho legítimo e por direito de Apucarana. Todos os vereadores irão assinar o projeto de lei nº 53/2019.
INDICAÇÃO E REQUERIMENTO
Foi aprovada ainda a indicação do vereador Rodolfo Mota que sugere a construção de uma travessia elevada de segurança no cruzamento da Rua Miguel Simeão com a Rua Gastão Vidigal. E, finalizando a sessão a Câmara aprovou o Requerimento do vereador Marcos da Vila Reis que pede informações a VIAPAR sobre a viabilidade de ser feita a manutenção geral visando retirar as ondulações e imperfeições no pavimento asfáltico da Avenida Minas Gerais.
SESSÃO ORDINÁRIA
A próxima sessão ordinária acontece na segunda-feira (06/05), às 16 horas.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana