Requerimentos são aprovados na 2ª Sessão Ordinária de 2018

por imprensa — publicado 15/02/2018 14h33, última modificação 15/02/2018 14h33
Além dos Requerimentos, de autoria vereador Lucas Leugi, foram lidas 70 indicações dos onze vereadores
Requerimentos são aprovados na 2ª Sessão Ordinária de 2018

Presidida pelo vereador Mauro Bertoli, foi realizada na tarde desta quarta-feira (14/02) na Câmara Municipal de Apucarana, a 2ª sessão ordinária de 2018. Em pauta na ordem do dia, os vereadores discutiram e aprovaram 02 requerimentos de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi. Também foram lidas 70 indicações de autoria dos vereadores que compõem a atual legislatura. O primeiro requerimento é endereçado do Procon de Apucarana pedindo informações sobre o não cumprimento da Lei Municipal nº 113/2017 que trata da obrigatoriedade do atendimento presencial aos clientes das agências bancárias. Leugi explicou que as Leis devem ter sua devida efetivação assim que forem criadas e sancionadas. “Esta é uma Lei importante que beneficia toda população, está em vigor e tem que ser cumprida, assim como todas as outras que foram aprovadas e sancionadas pelo prefeito”, destaca o vereador.

O segundo Requerimento aprovado pede informações ao diretor da empresa Rumo Malha Sul S/A, referente a programação da roçagem da faixa de domínio da ferrovia, conforme proposta enviada a Procuradoria Federal, onde consta que os serviços seriam realizados no mês de novembro de 2017 e até a presente data não foram realizados. “No ano passado em um primeiro momento, quando nós provocamos, a situação foi resolvida. Ocorre que, em uma resposta da Rumo ao Ministério Público Federal do dia 25 de setembro de 2017, eles respondem ao Sr. Procurador informando que o serviço de roçagem estaria previsto para novembro de 2017. Não ocorreu em novembro e não ocorreu neste ano. A questão do mato alto é uma questão de segurança pública e também de higienização da nossa cidade, saneamento básico, dentre outras coisas, principalmente o combate ao Aedes Aegypti. Gostaria, através desse requerimento, que fosse atendido nosso pedido e feita a roçagem em toda cidade. Inclusive as concessionárias de pedágio que também tem esse dever legal e contratual que prestem o serviço”, completa Leugi. “Pensando no bem da nossa cidade e da nossa comunidade é que eu cobro”.

Os vereadores Deco, Rodolfo e Molina, justificaram seu voto favorável ao Requerimento. Molina afirmou que as empresas deveriam receber multa pelo não cumprimento do dever, que seria a limpeza e roçagem das margens da linha férrea. “Cobrar a limpeza é nosso dever e será uma luta com glória, eu creio, mas será uma luta difícil. A Rumo passa por aqui fazendo barulho e sequer limpa as suas áreas de domínio, e não temos muito o que fazer. Há alguns anos atrás eu fiz um Requerimento junto a Procuradoria, a Justiça Federal, mas não adianta. Não deve ter nenhuma penalidade, por isso as empresas não fazem a sua parte”, conclui Molina. 

PRÊMIO MULHER DESTAQUE

A vereadora Márcia Sousa lembrou que hoje (quinta-feira 15/02), será o último dia para que os vereadores indiquem, de forma fundamentada, o nome de uma mulher apucaranense que será homenageada no mês de março em comemoração do Dia Internacional da Mulher, dentro da Lei Municipal nº 118/2017, de sua autoria, que institui o Premio Mulher Destaque.

“Serão homenageadas mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania”, explica a vereadora. O Título será concedido apenas uma única vez para cada mulher merecedora da homenagem.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão ordinária será realizada na segunda-feira (19/02), às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal.