Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Rocha Loures é cidadão honorário de Apucarana

Rocha Loures é cidadão honorário de Apucarana

por Administrador publicado 12/12/2010 09h09, última modificação 08/04/2016 17h11
A Câmara de Apucarana entregou, na noite desta sexta-feira (10), o título de cidadão honorário a Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep).

O título foi proposto pelo vereador Júnior da Femac (PDT). A sessão solene contou com a presença do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e de representantes da indústria, do comércio, integrantes do Sesi e Senai, além de outras autoridades civis e militares. “Esta é uma noite de agradecimento pelo seu carinho com Apucarana, que ficou claro na escolha do nosso município para a nova unidade do Senai e do Colégio do Sesi, num investimento de cerca de R$ 4 milhões”, afirmou Júnior da Femac.

Paranaense, nascido em Curitiba em 1º de julho de 1943, Rocha Loures é casado com a artista plástica Vera Lília, tem três e sete netos. Rocha Loures tem uma história de 40 anos como empresário e mais de três décadas de atuação na representação institucional do setor alimentício. Exerce, pelo segundo mandato consecutivo, a presidência da Fiep. Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e iniciou a vida empresarial em Londrina. Em 1968 fundou a Nutrimental, que hoje tem fábricas no Paraná e Minas Gerais e emprega cerca de mil funcionários. A empresa é líder no mercado nacional de barras de cereais e vice-líder em cereais infantis.

“Se nada tivesse acontecido por tudo que fiz, essa homenagem já teria feito valer a pena”, discursou Rocha Loures. Segundo ele, o Colégio do Sesi de Apucarana, voltado para a “educação transformadora”, é o primeiro a ser entregue no Paraná. “Hoje temos instalado no estado um projeto para 6 mil alunos e vamos para 12 mil, com uma pedagogia que propicia ao jovem a liberdade de escolha, o que faz uma diferença enorme”, argumentou o homenageado.

Ele defendeu a educação transformadora como ponto de partida para uma nova indústria – a indústria da sustentabilidade. Rocha Loures lembrou que visitava Apucarana já aos quatro anos, quando os pais viajavam a Londrina e faziam parada na Cidade Alta, onde tinham familiares. Muito tempo depois, Rocha Loures viria a ter na cidade a empresa Vitagri. Ele lembrou que seu filho, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, encontrou na receptividade de Apucarana uma das mais fortes motivações para ingressar na política. “Essas coisas não acontecem por acaso”, avaliou.

O presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), e o prefeito João Carlos de Oliveira discursaram enfatizando a trajetória de Rocha Loures. Também foi apresentado um vídeo sobre a Fiep, com trilha sonora composta pelo empresário Sebastião Ferreira Martins, coordenador regional da Fiep, e pelo seu filho, o vereador Junior da Femac.