Secretaria da Mulher de Apucarana recebe Procuradoria da Câmara Municipal

por Assessoria de Imprensa publicado 22/08/2023 16h30, última modificação 24/08/2023 14h59
A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e a assessora direta do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Priscila Tetsuyo Yto Kroda, receberam a procuradora-adjunta Denise Carletto, nesta terça (22)
Secretaria da Mulher de Apucarana recebe Procuradoria da Câmara Municipal

Denise Carletto visitou a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família nesta terça (22)

Conforme o cronograma de ações que marcam o mês Agosto Lilás, campanha que visa o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Apucarana, visitou na manhã desta terça-feira (22), a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e a assessora direta do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Priscila Tetsuyo Yto Kroda. Atualmente, a equipe do CAM realiza cerca de 300 atendimentos por mês. 

Durante a reunião, a procuradora-adjunta Denise Carletto pôde conversar com as profissionais, que afirmaram que a violência mais relatada pelas vítimas que passam pelo local é a moral, psicológica e patrimonial. “O que elas mais querem é viver uma vida de paz, sem violência. Essas mulheres vivem com medo de sofrer represálias por parte do agressor, que pode ser o marido, namorado e até mesmo um paquera”, explica a secretária Denise. 

Segundo Priscila, os atendimentos de violência doméstica aumentam a partir do mês de abril e também após as realizações de campanhas, como "Agosto Lilás". “A partir de abril, as crianças já voltaram para a escola e atividades, e essa mulher pode se cuidar um pouco mais. É neste momento que ela procura ajuda”, ressalta a assessora. 

Para Denise, existem algumas formas de dar mais suporte às vítimas, como auxiliar na fiscalização de serviços de proteção à mulher, criar canais de reclamação e apuração de denúncias de mulheres quanto à atuação dos serviços ou falta de atendimento, financiar ou co-financiar diagnóstico sobre índices e diagnóstico situacional de abrigamento. "Existe uma grande necessidade da criação de um abrigamento para essas mulheres, que precisam ser retiradas da violência e que correm o risco eminente de morte junto. Precisamos que o Estado sinalize esse abrigamento. Essa é uma grande angústia para nós", reforça Denise. 

Entenda como funciona o CAM 

O Centro de Atendimento à Mulher (CAM) faz parte da Secretaria de Assuntos da Família, da Prefeitura de Apucarana. O CAM é um serviço público onde a mulher é acolhida e orientada frente às suas necessidades. O atendimento de orientação é realizado nas áreas de serviço social, jurídica e de psicologia. Caso seja identificada a necessidade, é oferecido o botão do pânico para auxiliar em sua defesa. 

Ao lado do CAM, está localizado o Centro de Oficinas da Mulher, que é um departamento de geração de renda e de empreendedorismo para mulheres. No local, são oferecidos cursos gratuitos de manicure, design de sobrancelhas, cabeleireira e depilação, além de cursos de cultura industrial para entrar no trabalho informal. Esporadicamente, também são ofertados cursos da área da gastronomia. 

“As mulheres começam a vender seus serviços e produtos. Desta forma, geram renda e conseguem se desvencilhar do relacionamento com o agressor. Além disso, o CAM já direciona para todos esses serviço e realiza um acompanhamento para atender todas as necessidades desta mulher”, complementa.   

Serviço

Órgão Responsável: Secretaria da Mulher e Assuntos da Família

Telefone: (43) 3422-4479 ou 0800-645-4479

Endereço: Rua Castro Alves, 1629 - Jardim América

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

E-mail: secmulher@apucarana.pr.gov.br

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