Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessões da Câmara Municipal de Apucarana retornam após o recesso parlamentar, mas sem a presença de público

por Departamento de Imprensa publicado 03/08/2020 17h44, última modificação 03/08/2020 17h46
Hoje não houve votação, apenas a leitura de indicações, projetos, decretos e requerimentos que serão discutidos e votados na próxima semana

Sessão Ordinária de 03 de agosto

Os vereadores e vereadora da Câmara Municipal de Apucarana reuniram-se nesta segunda-feira (03/08), para a primeira Sessão Ordinária, após o recesso parlamentar de julho. Em plenário, seguindo as determinações e protocolo das autoridades em saúde, apenas os parlamentares e servidores convocados para a Sessão. Para a comunidade, os trabalhos puderam ser acompanhados com transmissão ao vivo, pelo canal do YouTube e pelo site oficial da Casa de Leis (www.apucarana.pr.leg.br).

“Antes do recesso essas medidas já eram adotadas na Câmara como prevenção ao Covid-19. Nossa meta é proteger os munícipes e também os servidores que trabalham no legislativo. Cada pessoa que chega até o prédio central, antes de entrar nos gabinetes para conversar com os vereadores ou com a vereadora, tem disponível álcool em gel e um recepcionista que verifica a temperatura. A máscara é obrigatória tanto para quem trabalha como para quem vem à Câmara para conversar com os parlamentares e servidores. Em plenário, respeitamos todos as medidas e, principalmente o distanciamento social. A participação da população sempre foi muito importante nas Sessões, mas as medidas que tomamos são necessárias e visam evitar aglomerações e a propagação do coronavírus”, explica o presidente professor Molina.

Na primeira sessão, não houve votação, apenas a leitura de indicações, projetos, decretos e requerimentos que deverão ser discutidos e entrar para votação a partir da próxima sessão. A redução do pequeno e grande expediente também ficaram mantidas. “Entre os assuntos em pauta, a pandemia e os casos de Coronavírus em Apucarana, no Paraná e no Brasil, que tem nos preocupado. Tratamos assuntos de interesse do município, obras que estão sendo realizadas e focamos no trabalho que o prefeito Junior da Femac vem fazendo em todas as áreas”, justificou o presidente.

ESCOLA SEGURA

O vereador Lucas Leugi, durante o pequeno expediente, relatou aos vereadores e vereadora que recebeu o ofício 2.055/2020, assinado pelo secretário de Estado da Educação, Renato Feder, em resposta ao Requerimento nº 009/2020, de sua autoria, questionando sobre a implantação do Programa Escola Segura, nas escolas estaduais do município de Apucarana e à possibilidade da colocação de detectores de metais nas escolas. “A SEED nos respondeu dizendo que, as implantações do Programa Escola Segura nos municípios do Paraná já foram executados e, todos os procedimentos necessários foram findados dentro dos prazos para a implantação em seu projeto piloto, que contemplou 106 escolas estaduais do estado distribuídos nas cidades de Foz do Iguaçu, Londrina e em alguns municípios da região metropolitana de Curitiba. Já a resposta para Apucarana não foi positiva, uma vez que não confirmaram a implantação do programa na nossa cidade, mas registraram a nossa solicitação. Com relação aos detectores de metal, que também questionamos no requerimento, tivemos como retorno que na nossa cidade temos a Patrulha Escolar”.  Lucas enfatizou que a Polícia Militar, “que realiza um excelente trabalho, um trabalho eficiente, vive um momento de pouco efetivo e também de poucos equipamentos. E, aqui me solidarizo aos policiais que muitas vezes não tem como atender todos os programas”, finalizou Leugi.