Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Solenidade na Câmara destaca Patrono da Infantaria

Solenidade na Câmara destaca Patrono da Infantaria

por Administrador publicado 21/05/2010 08h53, última modificação 08/04/2016 17h10
Durante sessão solene na noite desta quarta-feira (19), a Câmara de Apucarana entregou ao comando do 30º. Batalhão de Infantaria Motorizada uma “moção de aplausos”

em homenagem ao bicentenário de Antônio de Sampaio, consagrado em 1962 patrono de arma da Infantaria do Exército Brasileiro. Durante o evento, o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), lembrou a biografia de Sampaio, que nasceu em 1810 no Ceará e participou de várias das mais importantes lutas do Exército, como a dos cabanos, balaios, praieiros e farroupilhas. Ele recebeu as insígnias de brigadeiro devido à forma como se destacou na Campanha do Uruguai. “Em 24 de maio de 1866, nos campos de Tuiuti, foi ferido por três vezes na batalha, o que viria a roubar a vida do Patrono da Infantaria Brasileira”, assinalou Bertoli.

O tenente-coronel José Roberto Soares Paes, comandante do 30º. BIMTz, também falou sobre vários aspectos da vida do homenageado, salientando que em Apucarana as atividades não se limitaram ao Dia da Infantaria, 24 de maio, mas se estenderam ao longo da Semana da Infantaria. Uma das atividades foi um concurso de pintura, com 28 telas que serão expostas na formatura do Batalhão, a ser realizada nesta sexta-feira (21).

O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) também discursou, destacando a importância “dos heróis que colocaram suas vidas à disposição do nosso povo”. Ele também lembrou a boa parceria que existe entre o poder público municipal e o 30º. BIMtz. Além dos 11 vereadores, a solenidade reuniu várias outras autoridades civis e militares.

registrado em: