Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Tiago Cordeiro de Lima reúne-se com diretor–presidente da CEASA, Eder Bulblitz

Tiago Cordeiro de Lima reúne-se com diretor–presidente da CEASA, Eder Bulblitz

por Departamento de Imprensa publicado 27/04/2021 17h15, última modificação 27/04/2021 17h25
O encontro foi agendado pelo deputado federal Reinold Stephanes Júnior, que acompanhou o vereador
Tiago Cordeiro de Lima reúne-se com diretor–presidente da CEASA, Eder Bulblitz

Tiago reuniu-se com Eder Eduardo diretor-presidente do CEASA e o deputado federal, Reinold Stephanes Júnior

O vereador Tiago Cordeiro de Lima esteve nesta terça-feira (27/04), em Curitiba. Acompanhado do deputado federal Reinold Stephanes Júnior, o vereador reuniu-se com o diretor-presidente da CEASA Paraná, Éder Eduardo Bublitz. Na ocasião, Tiago entregou o Requerimento nº 26/2021, aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal, em que pede informações a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná sobre a viabilidade da instalação de uma Unidade Atacadista da CEASA – Centrais de Abastecimento do Paraná – S/A, em Apucarana.

“Durante o nosso encontro, entreguei pessoalmente o Requerimento ao Eder e expliquei o quanto seria importante a instalação de uma unidade da CEASA em nossa cidade. Apucarana está pronta e preparada para receber a Central. Já conversei com o prefeito Junior da Femac, que quer ser parceiro neste projeto e, já temos um possível local para a instalação da unidade: o antigo prédio do IBC, na Vila Nova, uma área grande e que atende esses requisitos neste modelo de negócio da CEASA”, disse o vereador.

Tiago Cordeiro destacou ainda o potencial logístico e econômico que Apucarana têm. “Somos a Capital do Vale do Ivaí. Temos grandes produtores e agricultores que podem atender a demanda e oferecer produtos. Esse Centro viria em um bom momento para a cidade. Temos mais de 480 mil habitantes, a demanda é grande e vamos incentivar ainda mais a agricultura familiar, beneficiando os pequenos produtores e fomentando ainda mais esse mercado atacadista”, pontuou.

O vereador anunciou que o diretor–presidente da Unidade Atacadista da CEASA, Eder Bublitz mostrou-se entusiasmado com a proposta e deixou agendada para o dia 14 de maio uma visita da equipe na cidade e no local que poderá ser instalado o CEASA, em Apucarana.

UNIDADES DO CEASA

Além de Curitiba, atualmente existem Unidades Atacadistas, estrategicamente localizadas em Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel, onde concentra-se a comercialização de hortigranjeiros a nível de atacado, que é realizada pelos comerciantes, atacadistas e produtores rurais que operam em suas instalações.

Em cada Central de Abastecimento existe o Pavilhão Permanente, que é uma área caracterizada pela obrigatoriedade diária de funcionamento, onde os comerciantes atacadistas compram e vendem produtos oriundos do Paraná e de outros Estados, nos boxes (lojas) locados pela CEASA, através do chamado TPRU - Termo de Permissão Remunerada de Uso. Existe também o Pavilhão do Produtor, também denominado de Mercado do Produtor, que é uma área específica colocada à disposição de pequenos produtores de hortigranjeiros que comparecem na CEASA, especialmente em época de safra, para a comercialização de seus produtos. Tais produtores têm seus produtos adquiridos principalmente por feirantes, supermercados, quitandas e varejistas ambulantes.

Neste segmento há ainda as lojas que estão localizadas em pavilhão conhecido como “atípicos”, cuja finalidade é a complementação dos serviços necessários a comercialização de hortigranjeiros, tais como: insumos agrícolas, embalagens e sacarias, bancos, lanchonetes, restaurantes, correios, entre outros.