Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Tiago Cordeiro e Lucas Leugi se reúnem com representantes da Copel e solicitam providências quanto a cabos e fios soltos em postes da cidade

por Departamento de Imprensa publicado 10/08/2021 11h20, última modificação 13/08/2021 17h17
O principal objetivo é proporcionar maior segurança a todos

Reunião com representantes da Copel

Os vereadores Tiago Cordeiro de Lima e Lucas Leugi, ao lado do Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Apucarana, Dr. Danylo Acioli e do diretor do departamento de Tecnologia da Informática, Ivan Lúcio Garcia, se reuniram, nesta segunda-feira, na sede da Casa de Leis, com representantes da Companhia Paranaense de Energia – Copel, para tratar de um problema recorrente na cidade e que tem sido uma das demandas mais frequentes no gabinete dos vereadores: cabos e fios soltos nos postes de energias, tanto na área central como nos bairros e Distritos.

“Recebemos os funcionários da agencia de Apucarana, Gilberto Stefani, gerente da agência Apucarana e o Eduardo Jose Rodrigues, Supervisor do Setor de Compartilhamento Norte e que está responsável pela nova equipe que a Copel de Curitiba estruturou para cuidar exclusivamente deste problema na cidade. E, conversamos ainda por vídeo conferência com um servidor de Curitiba que nos deu algumas diretrizes de como funciona o atendimento neste setor”, destacou o vereador Tiago.

Ele cobrou da Copel que seja feita uma fiscalização mais efetiva junto às empresas que fazem uso dos postes. “Somos procurados diariamente por moradores para saber como devem proceder, o que fazer, a quem deve ser encaminhada as reclamações, solicitações de reparos. Em muitos locais que passamos na cidade, avistamos cabos soltos ou emaranhados de cabos e fios representando riscos aos pedestres, motociclistas, ciclistas e até mesmo deixando nossa cidade poluída visualmente”.

Tiago destacou que as reclamações devem chegar para todos os parlamentares. “Temos que nos unir. Juntos podemos muito mais. Contamos também com a colaboração dos moradores que estão nos alertando para os problemas”.

Segundo os servidores da Companhia, a Copel compartilha até 5 pontos em cada poste, porém a manutenção é complicada. “O trabalho de fiscalização já teve início na cidade e 92 estruturas foram fiscalizadas nas últimas semanas na área central com o objetivo de identificar pontos clandestinos e tratar situações onde a fiação oferecesse risco a veículos e transeuntes. As empresas já atuaram na correção da maior parte dos pontos, e a Copel precisou intervir em seis locais, com o apoio da fiscalização municipal de trânsito. A prefeitura municipal é parceira da iniciativa, que terá prosseguimento nos próximos dias”, revelaram.

Segundo divulgado pelo servidor, via reunião on-line, a utilização dos postes em todo o país, pelas redes de energia e dados, segue normas definidas pelas agências reguladoras de Telecomunicações (Anatel), e de energia elétrica (Aneel). Por lei, as concessionárias de energia devem conceder o uso das estruturas: na configuração de instalação em um poste, as redes de média e baixa tensão estão na parte superior, e os cabos de telecomunicações e dados na parte inferior dos postes.

A manutenção dos fios de telefone, internet e TV a cabo cabe às operadoras, que podem ser notificadas pela Copel quando usam de maneira inadequada as estruturas compartilhadas. Recentemente, a Copel estruturou uma equipe própria dedicada exclusivamente à atuação nessa área. Nos casos em que a fiação oferece risco, o consumidor pode comunicar à empresa, pelo telefone 0800 51 00 116.

Finalizando o encontro o vereador Tiago Cordeiro de Lima cobrou que explicação e maiores e melhores resultados para que a comunidade apucaranense possa circular na cidade sem problemas e com tranquilidade.