UBS do Marcos Freire será reformada
O presidente da Câmara, professor Luciano Molina e os vereadores Franciley Preto Godoi, Poim, José Airton Deco de Araújo e Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis participaram na tarde de hoje (quarta-feira 29/05) da assinatura de ordem de serviço para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Julia Renczkowski, localizada no Núcleo Habitacional Marcos Freire.
A obra, autorizada pelo prefeito Junior da Femac, está orçada em R$ 88.197,06, com recursos próprios do município. A unidade receberá ampliação da recepção, farmácia, e das salas de espera (no conceito sala verde) e curativos. O total de ampliação da atual área da UBS será de 34,69 m².
Também será realizada troca de pisos, portas e janelas; pintura total do prédio, adequação dos banheiros com foco na acessibilidade; instalação de bancadas em granito, assentamento de pastilhas na área externa, bem como na recepção e circulação.
O projeto de reforma vai abranger uma área de 133,48 m², no qual está incluída a revisão completa da cobertura e da rede elétrica da UBS. Com as adequações a UBS do Marcos Freire passará a disponibilizar sala de vacinas.
Mais recentemente, no início de abril, foi assinada a ordem de serviço para a reforma de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Neste lote de reformas foram beneficiadas as UBSs Mario Verussa, do distrito de Correio de Freitas; Mercedes da Silva Moreno, na Vila Regina; e a Unidade de Apoio da Saúde, Hermenegildo Neris Pereira, de São Pedro do Taquara.
"Todos os prédios de UBSs serão reformados com recursos próprios do município e, na gestão Beto Preto, já foram construídas três novas UBS, a Eunice Penharbel, do Residencial Sumatra, a Emília Cretuchi, no Parque Bela Vista, e a Elaine Mazur, no residencial Interlagos”, relacionou o prefeito Junior da Femac, lembrando que a obra da UBS Elaine Mazur está concluída e aguarda o término da pavimentação da rua que dá acesso a essa unidade de saúde para ser inaugurada e colocada em funcionamento. Estão ainda em construção as novas UBSs Oreste Marquito, no Jardim Marissol; a UBS Irmã Izília Folador, no Residencial Fariz Gebrim; e a UBS Benedito Cláudio “Pinga Fogo” de Oliveira, no Residencial Solo Sagrado.
10ª UBS A SER REFORMADA
Molina ressaltou que a UBS do Marcos Freire é a décima de 34 Unidades que passam por reforma. “Ficamos felizes em acompanhar os investimentos na área da saúde na nossa cidade, isso mostra a preocupação da administração em levar melhorias e qualidade de vida para a nossa população, sempre atendendo as reivindicações da comunidade. Essa reforma vem de encontro com o que os moradores do bairro pedem. Existia a possibilidade de aumento na UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa e desativação da UBS do Marcos Freire, mas os moradores pediram ao ex-prefeito Beto Preto para manter a Unidade Julia Renczkowski. Para isso, foi preciso e necessária a reforma. O Beto manteve e, hoje o prefeito Junior da Femac, assina a ordem de serviço. Dentro de dez dias a obra deve ter início e isso vai ajudar muito os moradores daquela região”, pontuou o presidente do legislativo.
Somente em obras em andamento na estrutura física da saúde do município, o investimento chega a R$ 2 milhões e 344 mil.
Foto: Profeta (PMA)
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana