Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vanderlei Ceranto é cidadão honorário de Apucarana

Vanderlei Ceranto é cidadão honorário de Apucarana

por Administrador publicado 08/08/2010 09h35, última modificação 08/04/2016 17h06
Em sessão solene realizada no Anfiteatro Gralha Azul, na noite desta sexta-feira (06), a Câmara Municipal outorgou o título de Cidadão Honorário ao professor Vanderlei Ceranto, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Legislativo, Mauro Bertoli (PTB), um dos propositores do título, ao lado do vereador Marcos Antônio Martins (PTC). “Reparto a alegria e a satisfação desse momento com toda a família Ceranto, que faz parte desta cidade desde os anos 40. Sintam-se como se seus nomes também estivessem nesse título”, discursou o homenageado.

Ceranto nasceu no dia 7 de maio de 1945, na cidade de Pardinho, no Estado de São Paulo. Primogênito do casal Pedro Ceranto e Elisa Raniero Ceranto, filhos de imigrantes italianos, teve um único irmão chamado Darci, falecido há 30 anos. Chegou a Apucarana no final da década de 40, com quatro anos de idade. Fez o Curso Científico no Colégio Estadual Nilo Cairo e o Curso de Magistério na Escola Estadual Ovídio Decroly. Com 17 anos, começou a trabalhar no Banco de Crédito Rural do Paraná, onde atuou até 1979. Enquanto exercia a profissão de bancário, cursou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas, se licenciando em Ciências Sociais. Lecionou por mais de 15 anos no Colégio Estadual Marques de Caravelas, em Arapongas, e trabalhou também no Colégio Estadual César Lattes, de Cambira. Em Apucarana, lecionou no Colégio Nilo Cairo, Colégio Agrícola, Escola Estadual Prof. Francisco Antonio de Souza e, por último, no Colégio Luiz Cerávolo. Em 1976 ingressou como docente no Ensino Superior, lecionando durante 12 anos a disciplina de Sociologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas. Concluiu sua pós-graduação em 1983 em Guarapuava. Em 1989 prestou concurso na Fecea, onde foi docente, vice-diretor e em maio encerrou o seu segundo mandato como diretor. Casado com Helena Bocardo, tem dois filhos, Marco Aurélio e Guilherme Augusto, e um neto, Júlio.

“É uma homenagem mais do que merecida a alguém que dedicou a vida a educar”, afirmou Mauro Bertoli. “Ele é um exemplo de vida, seja como pai e chefe de família, seja como professor e cidadão, sempre se pautando pela ética e pelo trabalho”, avaliou Marquinhos. “Ninguém é líder por acaso. Ninguém é líder de uma instituição sem que tenha dado mostras de sua competência”, afirmou o prefeito João Carlos de Oliveira, ex-aluno da Fecea. O evento teve também a presença de professores, empresários, familiares, amigos e representantes de vários segmentos.

registrado em: