Vereador denuncia abuso no prazo de exames pelo SUS com especialistas
“Existe um atraso muito grande para os exames de oftalmologia e também para endoscopia. Há pessoas cujo estado de saúde não permite de forma alguma esperar por tão logo tempo. Isso é um desrespeito que precisa acabar”, dispara o vereador.
Alcides Ramos diz ter apurado que alguns interesses pessoais podem estar interferindo nesta situação. Ele citou o caso de um profissional que estaria pedindo exames pelo SUS e direcionando para sua própria clínica. “Se ele não está vencendo a demanda, que envie para outras clínicas. A Autarquia Municipal de Saúde não pode se limitar a autorizar as consultas. Tem que ver onde está o gargalo e tomar providências”, acrescenta o vereador.
Segundo ele, os exames de endoscopia estão demorando em média seis meses. Quem não pode esperar, tem que pagar R$ 200 numa clínica particular. “Não bastasse isso, no Hospital da Providência, único lugar credenciado pelo SUS na cidade, o aparelho está quebrado e não há previsão de quando vai voltar a funcionar”, denuncia o vereador. Para ele, é preciso que as autoridades competentes tomem providências. “Estamos recebendo muitas reclamações. Com saúde não se brinca”, finaliza o vereador.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana