Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Poim entrega Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias a Ângelo Tiossi Neto

por imprensa — publicado 21/01/2020 16h03, última modificação 21/01/2020 16h03
A honraria foi entregue ao pioneiro, no dia 25 de dezembro, no Distrito de Pirapó

Poim e o homenageado, Angelo Tiossi Neto

O vereador Franciley Preto Godoy, Poim, entregou no dia 25 de dezembro, o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao pioneiro Ângelo Tiossi Neto. A solenidade foi realizada na residência do homenageado e contou com a presença de seus familiares e amigos.

Poim destaca que a honraria entregue foi aprovada por unanimidade dos vereadores e a Lei nº 94/2019 de 27 de junho de 2019, foi sancionada pelo prefeito Junior da Femac. “Sr. Ângelo tem uma bela história de vida. Sempre contribuiu com a comunidade do nosso Distrito. Fez parte do Conselho Administrativo da Paróquia Santo Antônio de Pádua do Distrito de Pirapó, atuou por vários anos como Presidente do Conselho de Economia e Finanças da Paróquia, contribuindo com seu trabalho voluntário para melhorar as atividades pastorais de nossa Igreja”, explicou Poim.

Ele lembra que Tiossi é muito religioso. “Estava sempre presente, nas atividades da igreja onde envolvia a comunidade e continua, ainda hoje, participando dos eventos e festas sempre que é solicitado”, completou.

Na residência onde recebeu o Título, Ângelo Tiossi Neto reside há mais de 40 anos e continua cuidando de sua propriedade rural. “Aos 78 anos ele diz que o segredo da vitalidade é o trabalho. E, é uma honra entregar este Título a este pioneiro e estender a toda sua família”, explicou o vereador.

HISTÓRICO

O lavrador e, hoje, aposentado Ângelo Tiossi Neto nasceu em 01 de abril de 1941 em Borborema / São Paulo.  Filho de Augusto Tiossi e Isaura Zatoni descendentes de Italianos a família instalou-se na Fazenda Fenato, junto com mais uma filha em meados dos anos 50. Com dez anos o Sr. Ângelo trabalhava junto com a família na lavoura de café, pois eram tempos difíceis onde o café era a principal renda da família naquela época. Permaneceram naquela propriedade até o ano de 1962 e em seguida vieram morar no Distrito de Pirapó, onde o Sr. Ângelo trabalhava por dia para cafeicultores da região. Em 1964 conheceu sua ex-esposa, com quem se casou no ano de 1965 e juntos tiveram três filhos: Edson (In memoriam), Evania e Ivan e, é avô de Evelize, Eliziane e Augusto.

No ano de 1975 houve um desastre natural que foi a forte geada negra, devastando milhares de lavouras de café. Com esse ocorrido vários cafeicultores colocaram a venda suas propriedades e nesse momento o Sr. Ângelo comprou uma pequena propriedade no Distrito de Pirapó onde formou sua própria lavoura de café com muito trabalho e suor.

Sr. Ângelo sempre foi um homem proativo, pois, enquanto sua lavoura se formava ele tinha uma segunda fonte de renda, era de motorista de caminhão, em que fazia pequenos fretes para completar a renda familiar.