Vereadores participam da abertura da Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Criança
Representando a Câmara Municipal de Apucarana, através do presidente Mauro Bertoli, os vereadores Rodolfo Mota e Márcia Regina da Silva de Sousa participaram no início dessa semana da abertura da Semana Nacional de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Criança. O evento, que esta sendo realizado no anfiteatro da Praça do CEU, terá continuidade por toda a semana com uma extensa programação de palestras e realização de capacitação com a participação de várias entidades e segmentos da sociedade.
Comemorado há 16 anos, no dia 18 de maio, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi instituído em referência ao “Caso Araceli”. Neste dia, no ano de 1973, uma garota de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
“Todos os dias nos deparamos com casos de violência como foi o de Araceli. E o pior é que os abusos na maioria das vezes acontecem por pessoas muito próximas das vítimas. São pais, tios, avós, amigos próximos. Tudo isso é complicado, difícil e temos qu fazer um trabalho, uma conscientização para que tudo isso tenha um fim. Aqui, em Apucarana, através da secretária Municipal de Ação Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), prestamos uma atendimento específico às crianças e adolescentes vítimas dos abusos e da violência. As famílias também são atendidas”, relata a vereadora Márcia. Segundo ela, alguns encaminhamentos são enviados a Promotoria, outros direto para atendimentos médico, psicológico e social. “Temos uma equipe preparada, escolhida pelo prefeito Beto Preto para que tudo seja feito da melhor forma: acolhimento e atendimento e, na Câmara nos colocamos a disposição para atender o que for preciso”, completa a vereadora. “O CREAS atende diversos casos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, psicológica e moral, em Apucarana. Acompanhando uma tendência nacional, a maioria das vítimas, sofreu abuso sexual”, alerta.
A secretária interina de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, disse que a família deve estar atenta aos sinais que a criança manifesta quando é vítima de violência infantil. “Os sinais são muitos. Um dos mais evidentes é a sua repentina mudança de comportamento, se tornando mais agressiva e introvertida. Fiquem atentos e denunciem”, pede Ana Paula.
Também presente à solenidade, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMDCA), Antonio Carlos Macarrão Machado, destacou a importância do conselho em participar de parcerias para debater o tema e combater os casos de violência infantil. “É o que estamos fazendo aqui. Vamos dar um basta a esse absurdo”, conclamou.
ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA
Segundo os organizadores do evento, para o enfrentamento do problema, além de toda essa capacitação e encontro que estão sendo realizados ao longo dessa semana, existe o Disque 100, a nível nacional. Basta ligar e relatar o caso. Já em Apucarana a orientação é buscar ajuda no Conselho Tutelar, através do telefone 3425-1572. A delegada de policia civil, Drª. Luana Lopes pede a atenção redobrada dos pais e dos profissionais que estão mais diretamente ligados ao dia a dia das crianças e adolescentes, com os das áreas de educação e da saúde. “Se existir suspeita comuniquem aos órgãos competentes. É preciso um esforço coletivo para ajudar a justiça a punir quem pratica esses crimes”.
PROGRAMAÇÃO
A programação tem continuidade amanhã (quarta-feira 17/05) no período da manhã. No anfiteatro da Praça CEU, será realizado um evento voltado para os profissionais do IML (Instituto Médico Legal de Apucarana). Já no período da tarde o evento será para os profissionais do Programa de Saúde Estratégia da Família.
Na quinta-feira (18/05), será feita uma ação educativa com os “Bombeiros Mirins”, na Praça Rui Barbosa, onde serão entregue panfletos para conscientização da sociedade a respeito da semana.
Na sexta-feira (19/05), haverá uma palestra direcionada aos profissionais da educação infantil. E finalizando os trabalhos no sábado (20/05), será a vez de um trabalho direto com as entidades que assistem crianças no município, onde será trabalhado um livro de prevenção sexual com mais de cem crianças.
Foto: Prefeitura Municipal de Apucarana - PROFETA
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana