Vereadora Márcia Sousa alerta para a Campanha “Setembro Amarelo”
A vereadora Márcia Sousa alertou na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (11/09), para a Campanha “Setembro Amarelo”. Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Centro Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a campanha acontece desde 2014 em todo o país e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. “Estamos em uma campanha importante que deve ser tratada com seriedade por todos nós. O suicídio é um assunto complexo. Durante todo o mês veremos espaços públicos e privados decorados e iluminados com a cor amarela que é o símbolo do mês”, relata a vereadora.
Segundo ela, tanto no Estado do Paraná como na cidade de Apucarana existem departamentos que tratam transtornos mentais, suicídio e outras patologias. “O suicídio é um problema de saúde pública e é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. No entanto, o conhecimento dos principais fatores de risco e sinais de alerta pode auxiliar na sua prevenção. Nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos”, alerta Márcia.
De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia, cerca de 12 mil/ano. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. “Precisamos nos unir, trabalhar, realizar ações. Não podemos fugir, nos omitir, nem por medo, nem por desconhecimento, temos que estar atentos aos sinais de que uma pessoa próxima esta com idéias suicidas. Esse é um mal silencioso que atinge principalmente os jovens, mas que ultimamente não tem escolhido idade”, finaliza Márcia Souza. Em Apucarana os tratamentos podem ser feitos através da Autarquia Municipal de Saúde. Mais informações 3422 5888.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana