Vereadores acompanham presidente da Cohapar e prefeito em visita a bairro e Distrito para encaminhamento de projetos

por imprensa — publicado 18/01/2019 22h12, última modificação 18/01/2019 22h12
Eles trataram da regularização do Novo Horizonte e casas para Caixa de São Pedro
Vereadores acompanham presidente da Cohapar e prefeito em visita a bairro e Distrito para encaminhamento de projetos

Presidente da Cohapar visita Apucarana

Após a posse da assistente social, Elisângela Costa Araújo, como nova chefe do escritório regional da Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar), em Apucarana, o presidente da Cohapar, Jorge Lange cumpriu uma extensa agenda na cidade. Recepcionado pelo prefeito em exercício, Junior da Femac e pelos vereadores Mauro Bertoli, Francilei Preto Godoi, Poim e a vereadora Márcia Sousa, ele retribuiu a visita que recebeu do prefeito na semana passada em Curitiba.

Na oportunidade, o prefeito apresentou duas reivindicações a Jorge Lange: o projeto de regularização fundiária para contemplar 230 famílias que foram assentadas em um terreno de quatro alqueires da Cohapar. São trinta e cinco anos de espera para obter a titularidade dos lotes e a segunda: o projeto que visa atender com moradia quarenta e duas famílias do distrito de Caixa de São Pedro. O município colocou à disposição da Cohapar um lote de um alqueire e também se encarrega de executar as obras de urbanização.

Após dez dias da audiência mantida em Curitiba, o presidente da Cohapar Jorge Lange veio a Apucarana e se mostrou disposto a atender os pedidos feitos pelo prefeito Junior da Femac. Ele fez questão de visitar as duas áreas e anunciou que será dado encaminhamento nos dois projetos.

“No caso do Jardim Novo Horizonte, a situação é idêntica a outras quinze no estado. Com a anuência do governador Ratinho Junior, vamos mandar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, propondo a doação das áreas da Cohapar, viabilizando a regularização dos imóveis”, anunciou Jorge Lange.

Segundo ele, o trabalho burocrático junto ao cartório de registro de imóveis ficará por conta das prefeituras, mas se for preciso a Cohapar também irá colaborar. No Jardim Novo Horizonte, que foi totalmente urbanizado na gestão do prefeito Beto Preto, Junior da Femac e Jorge Lange conversaram com moradores do bairro.

No distrito de Caixa de São Pedro, Jorge Lange conheceu a área disponibilizada pelo município para a construção de casas pela Cohapar. Na visita, o presidente da Cohapar foi acompanhado dos funcionários da estatal em Apucarana. E, com o prefeito em exercício, Junior da Femac, estavam o secretário de obras, Herivelto Moreno; e os vereadores Francislei de Godoi “Poim”, e Márcia Souza.

“Estamos iniciando uma nova parceria com Apucarana. O processo começa agora e, a partir da doação do terreno à Cohapar, vamos tornar possível a construção destas casas no distrito de Caixa de São Pedro”, comentou Lange. Junior da Femac agradeceu a presteza e agilidade do novo presidente da Cohapar. “A equipe do governador Ratinho Junior está dando mostras de eficiência em gestão e isso é benéfico para todos paranaenses”, assinalou.

A vereadora Márcia Sousa, representando o Legislativo explicou que o processo de regularização fundiária teve início em 2013. Principalmente este caso do Novo Horizonte. Frente a Secretaria de Assistência Social como secretária Municipal na época, a vereadora liderou todo o levantamento social. “O levantamento topográfico ficou a cargo da prefeitura. Estávamos aguardando a cessão do terreno pela Cohapar”, disse a vereadora.

Com relação ao Distrito de Caixa de São Pedro ela explicou que foi feito todo o levantamento social em 2015. “Fizemos também um processo de regularização, o Cadastro Único e, quem não tinha o Cadastro Único foi preenchido. As famílias foram selecionadas para este empreendimento da Caixa de São Pedro”.  Segundo ela “são processos antigos e que agora tem a possibilidade da regularização fundiária do Novo Horizonte através da doação do terreno da Cohapar para o Municipio e no caso da Caixa de São Pedro o município doa o terreno e a prefeitura entra com toda infraestrutura necessária para o empreendimento”,finalizou.

 

Foto: Profeta (PMA)