Vereadores aprovam piso nacional aos professores da rede municipal de Apucarana
Sessão Extraordinária
Nas sessões extraordinárias realizadas na manhã desta quarta-feira (23.02), os vereadores da Câmara Municipal de Apucarana aprovaram o projeto de lei nº 21/22, de autoria do Executivo Municipal, que reajusta os vencimentos dos profissionais do Magistério Público do Município de Apucarana, que garante o pagamento do Piso Nacional Salarial da categoria, fixado em R$ 3.845,63 para o ano em curso.
Segundo justificativa do prefeito Junior da Femac, para atingir o piso salarial nacional, o município incrementou pouco mais de R$ 270,28 aos vencimentos dos cargos. “Temos municípios em que será necessário um reajuste maior. Com isso, demonstramos o compromisso que temos com a valorização dos profissionais da educação”.
O novo piso salarial beneficiará aproximadamente 800 professores de 23 CMEIs e 35 escolas. Após sanção do prefeito e a lei em vigor, o reajuste deverá ser aplicado a toda a tabela de vencimentos do magistério, preservando-se os intervalos uniformes entre as classes e os níveis. O pagamento será retroativo a 1º de janeiro de 2022.
A sessão foi acompanhada por professores, diretores e coordenadores das escolas e CMEIs. Os vereadores Moisés Tavares, Mauro Bertoli, Luciano Facchiano, Tiago Cordeiro de Lima, Luciano Molina, Marcos da Vila Reis e a vereadora Jossuela parabenizaram o trabalho que vem sendo feito nas instituições de ensino de Apucarana e o prefeito Junior da Femac pela iniciativa.
O presidente Poim pontuou que a cidade vem se destacando como uma das melhores educação do Brasil. “Sempre primamos pela valorização dos servidores, de todos os profissionais que ajudam no dia a dia a construir uma sociedade cada vez melhor. Aqui na nossa Casa de Leis, estamos de portas abertas a todas as categorias. Hoje, votamos o reajuste aos profissionais do magistério, uma das categorias essenciais para o futuro da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País. Parabéns por mais esta conquista e contem sempre com todos nós”, reforçou o presidente Poim.
DEMAIS PROJETOS
Ainda foram votados os projetos que criam novas funções na prefeitura de Apucarana e também aumentam o número de vagas em alguns cargos para a realização de novos concursos públicos entre maio e outubro deste ano.
Também o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder à permuta, de imóvel do patrimônio público municipal por imóvel de propriedade de particular e a receber em doação área de terras, para fins de prolongamento de via pública e, o projeto de Decreto Legislativo que referenda o acordo de cooperação que entre si celebram o Município de Apucarana e o Município de Cambira para a cessão da servidora Elisângela Aparecida de Lima Maroneze, lotada na Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, para desempenhar sua função na Autarquia Municipal de Cambira.
SESSÃO ORDINÁRIA
A próxima sessão será realizada na quarta-feira, dia 02.03, a partir das 16 horas, em função do feriado de carnaval. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br, pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana , e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana. A Sessão também pode ser acompanhada no prédio do Legislativo: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25. Entrada no plenário com público reduzido, seguindo protocolo de segurança sanitária.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana