Aprovados requerimentos solicitando inclusão de emendas no Orçamento da União
Câmara Municipal de Apucarana
Elaborado e aprovado por unanimidade dos vereadores os Requerimentos nº 26 e 27/2019, estão sendo encaminhados hoje (terça-feira 26/02) ao Congresso e Senado Nacional, pelos vereadores Gentil Pereira e Franciley Preto Godoi, Poim.
Na súmula, os pedidos para que deputados federais e senadores do Estado do Paraná, incluam no Orçamento do ano de 2019, através de Emenda Parlamentar no valor de R$ 2.584.000,00 cada, para à aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) – Hospital da Providência.
O presidente do legislativo, Luciano Augusto Molina Ferreira esclareceu que o prazo final para que as Emendas sejam incluídas esse ano é o dia 1º de março do ano em curso. “Tivemos uma reunião com a diretoria do Hospital da Providência e estamos encaminhando a solicitação para a bancada paranaense. Nosso objetivo é que as Emendas sejam incluídas o mais breve possível para não perdermos os recursos”, adiantou Molina.
O vereador Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, ressaltou a importância do requerimento e lembrou que o Hospital da Providência vem sendo discutido em todas as sessões e reuniões da Câmara e Prefeitura de Apucarana. “Temos as questões de anúncios, de conquistas da área de oncologia, de críticas ao Hospital, mas o que precisamos de fato é ajudar a instituição. E o momento de buscarmos essa força junto aos deputados e senadores é agora. Esse requerimento está sendo levado em mãos em Brasília e será entregue a cada deputado e senador que temos contato e que tem ajudado o Hospital”, anunciou Marcos. “Da nossa parte, o que pudermos, iremos fazer. A aquisição de equipamentos e materiais é fundamental para que o atendimento às pessoas seja de qualidade. O Poder Legislativo está preocupado com o Hospital e com a saúde em Apucarana”, completou o vereador.
Lucas Leugi também se colocou à disposição para conversar com o senador Flávio Arns para solicitar emendas para o Hospital da Providência. “Vamos conseguir recursos para melhorar nosso hospital. Todos nós primamos por um hospital e um atendimento cada vez melhor no Providência. Estou à disposição para fazer a solicitação junto ao senador”, enfatizou. Rodolfo Mota explicou a todos sobre os prazos para as emendas parlamentares.
ONIBUS EXTRAS SUMATRA I E II, JAÇANÃ E COLONIAL
Outros seis requerimentos foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira. Dois de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi, que pedem informações a VAL sobre o fiel cumprimento da Lei Municipal nº 14/2018 e viabilidade de aumento de ônibus extras nos horários de pico nas linhas do residencial Sumatra I e II, Jaçanã e Jardim Colonial. Edson da Costa Freitas também pediu informações à VAL sobre disponibilizar mais horários de ônibus nas linhas do Jardim Novo Horizonte.
Leugi lembrou que o Jardim Novo Horizonte já recebeu melhorias, muitas delas solicitadas e conquistadas pelo vereador. “O asfalto de qualidade e a custo zero é uma grande conquista dos moradores. Tivemos investimentos pesados da administração Beto Preto e agora vamos continuar o trabalho com o prefeito Junior da Femac, no Jardim Novo Horizonte. Os carros e ônibus andando nas ruas asfaltadas são comemorados pela comunidade local. A VAL deve atender ao requerimento feito”, disse o vereador.
Rodolfo Mota pediu informações sobre a viabilidade ou a existência de projeto visando a construção de uma rotatória na Rua Ouro Branco cruzamento com as ruas Topázio e Pedro Alvares Cabral.
Dois requerimentos da vereadora Márcia também entraram na pauta: pedindo informações ao prefeito municipal sobre a viabilidade de adequar os prédios públicos dentro das normas de acessibilidade e disponibilizar uma vaga de estacionamento para pessoas com deficiência, na Rua Osvaldo Cruz, nas proximidades do nº 1516, Vila Vitória.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana