Vereadores discutem meso diferenciada ou macro do SAS para Apucarana
Reunião no SAS em Curitiba
Os vereadores Antonio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, Gentil Pereira, Franciley Preto Godoi, Poim, Edson da Costa Freitas e o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Luciano Molina, acompanhados da vereadora Márcia Sousa, foram recebidos nesta terça-feira (15/10), em Curitiba, pelo diretor geral do SAS, Dr. Eduardo Mischiatti. O encontro, agendado pelo secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto, foi acompanhado pelo diretor, Valdemir Salata, Rosemary e Suellen que fazem parte da equipe do Hospital da Providência de Apucarana.
“Tivemos uma viagem produtiva. Tratamos de um assunto, importante: retomar o SAS para Apucarana, seja como mesorregião diferenciada ou até mesmo como uma macro para a nossa cidade”, anunciou o vereador.
Marcos destacou que o diretor do SAS reconhece o potencial de Apucarana e que é preciso melhorias no sistema. “Voltamos de lá esperançosos, com uma reunião pré-agendada para fevereiro do próximo ano, porque para 2019 o orçamento já está fechado e não tem o que ser feito”, justificou.
O vereador anunciou ainda que o Hospital da Providência, também, já começa se preparar para receber o SAS. “São três situações: 1º vamos até Londrina e tentamos negociar com a Macro, que é a Santa Casa, a melhoria do atendimento do SAS em Apucarana ou outras especialidades que hoje não temos mais; segundo, com o SAS, a partir de fevereiro, com um novo orçamento, trazer a meso diferenciada para a nossa cidade, pois hoje temos apenas o atendimento básico. E para essa diferenciada já tivemos a “quase garantia” do diretor do SAS, que se prontificou a ajudar sabendo da grandiosidade da nossa cidade e dos nossos servidores que precisam de atendimento e uma terceira opção que seria o Hospital da Providência participar da licitação para se tornar uma macro”, enumerou.
Ao término do encontro, os vereadores avaliaram que a luta maior será a partir do próximo ano. “Temos fé que vai dar certo e que estamos no caminho para que os atendimentos, internamentos, exames e consultas voltem para a cidade. Nosso próximo encontro já está marcado e vamos continuar nos empenhando. Apucarana tem cerca de 10 mil pessoas que seriam beneficiadas com os atendimentos. Também estamos beneficiando os médicos da nossa cidade, os especialistas. Procuramos melhorar a saúde e a qualidade de vida de todos os que precisam e utilizam o SAS. Queremos que Apucarana seja novamente uma macro”, afirmou Marcos da Vila Reis. “Agradeço o apoio dos vereadores, da diretoria do Hospital da Providência e do Dr. Eduardo que prontamente nos atendeu e já sinalizou a ajuda para a nossa cidade e os apucaranenses”, completou.
O SAS é um benefício concedido pelo Governo do Estado, sem qualquer contrapartida financeira do servidor, garantindo uma cobertura assistencial médico-ambulatorial e dependentes pensionistas.
Foto: Divulgação
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana