Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores eleitos pelo Parlamento Jovem são diplomados em Apucarana

Vereadores eleitos pelo Parlamento Jovem são diplomados em Apucarana

por imprensa — publicado 29/06/2018 17h50, última modificação 27/08/2019 15h05
A solenidade foi realizada no Fórum Desembargador Clotário Portugal

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (29/06), no Fórum Desembargador Clotário Portugal, a sessão de diplomação dos eleitos no pleito do Projeto Parlamento Jovem, edição 2018, no município de Apucarana. Foram eleitos 11 alunos dos Colégios Estadual Osmar Guaracy Freire, Padre José de Anchieta e Polivalente.

A solenidade, presidida pela juíza eleitoral Dra. Caroline de Castro Carrijo, contou com a presença do prefeito Dr. Carlos Alberto Gebrin Preto, Dr. Beto Preto, presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Mauro Bertoli, Dr. Osvaldo Soares Neto, titular da 1ª Vara Criminal e Diretor do Fórum, vereadora Márcia de Sousa, autora do projeto, Maria Onide Ballan Sardinha, chefe do Núcleo Regional de Educação, Denise Aparecida Carletto, presidente do Conselho Municipal de Juventude e Sebastião Ferreira Martins Júnior, vice-prefeito do município de Apucarana.

Acompanharam a sessão os vereadores: Franciley Preto Godoi, Poim, Gentil Pereira, Edson da Costa Freitas, Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, Antônio Carlos Sidrin, Rodolfo Mota, Luciano Augusto Molina.

O projeto Parlamento Jovem tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

“Cumprimos hoje mais uma etapa do Projeto Parlamento Jovem com a diplomação dos nossos vereadores eleitos. A responsabilidade de todos para este projeto é de suma importância para a nossa cidade. Esta é a primeira edição em nossa Apucarana e a quarta cidade do Estado que o Parlamento Jovem está sendo desenvolvido. Como presidente do Legislativo, assumo o compromisso de colocar toda estrutura da Câmara a disposição para atendê-los e auxiliá-los no que for preciso”, diz o presidente Mauro Bertoli.

A autora do projeto Márcia Sousa, destacou que o projeto Parlamento Jovem surgiu por solicitação do Conselho Municipal da Juventude como forma de garantir que a juventude tenha possibilidade de vivenciar todo o processo político que perpassa pelo direito e também pelo dever. “Agradeço a todos que auxiliaram no desenvolvimento deste projeto. E a vocês Parlamentares Jovens, muito obrigado pela confiança e seriedade dispensada em todo o processo de organização, capacitação, eleição e agora diplomação. Com este projeto pudemos alcançar dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que são: ODS5 "alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas": ODS 16 promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis as instituições executivas, legislativas e judiciárias também são um dos alvos da agenda 2030. Em seu objetivo 16, a agenda prevê que os países combatam a corrupção, a impunidade, as práticas abusivas e discriminatórias, a tortura, bem como todas as formas de restrição das liberdades individuais”, relata a vereadora.

Dr. Osvaldo Soares Neto, diretor do Fórum, destacou que “o envolvimento dos alunos na política do município é importante, e necessária para a vida em sociedade. É imprescindível. Parabenizo todos os eleitos e peço que Deus abençoe cada um de vocês”.

O prefeito Dr. Beto Preto lembrou que faltando apenas cem dias para as eleições. “Segundo pesquisas, muitas pessoas não querem votar, foi o que vimos no Tocantins recentemente, mas isso não pode acontecer. Além de ser um dever, votar no Brasil é um direito que tem que ser consagrado. E vimos isso aqui no Parlamento Jovem. Estamos preparando jovens vitoriosos que discutem política e tiveram coragem de colocar seus nomes na disputa. Foram 46 candidatos que se colocaram à disposição, alunos votando. O que vimos foi a democracia. Parabéns aos eleitos. Aguardo todos na prefeitura para discutirmos o futuro da nossa cidade”, conclama Beto Preto.

DIPLOMADOS

Foram diplomados os 11 vereadores eleitos na última terça-feira (26/06): Antony Felipe Martins da Silva, Maria Julia Roberta de Souza, Milene Bueno da Cunha, Giovanna de Barros, Luís Henrique Moreno Zielenski, Beatriz dos Santos de Miranda, Maria Eduarda S. Siqueira, Daniel Vitor de Jesus, Lívia Vitoria Severo Ferreira, Hélio Augusto Costa dos Santos e Matheus Lessa Andreata.

registrado em: