Vereadores fazem homenagem a Pedro Preto na Sessão Ordinária desta segunda-feira
Vereador Lucas Leugi
A Sessão Ordinária desta segunda-feira (10/06) foi marcada por homenagens ao Sr. Pedro Agostinete Preto, que faleceu na última quinta-feira (05/06), em Apucarana. Pai do atual Secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto, Pedro Preto foi Secretário de Administração de 1997 a 2000 e vereador na Gestão 2001/2004.
Lucas Ortiz Leugi destacou que Apucarana perdeu um defensor da democracia e um amante da Cidade Alta. “Pedro Preto, sempre o tive como um grande conselheiro, um amigo, uma pessoa autentica. Um homem que lutou a favor da democracia. Atuante em nossa cidade, defensor das causas sociais”, relatou Leugi.
Ele lembrou ainda que Pedro Preto foi um dos fundadores do Ferra Mula. “Naquela época existia o Natal Solidário, que reunia milhares de pessoas na Praça Rui Barbosa. No final do ano, através do Ferra Mula, eram distribuídos brinquedos para as crianças. Na época da ditadura, segundo relato do Beto Preto – filho do Pedro Preto, um político da nossa cidade proibiu que esse ato fosse realizado. Foi então que eles começaram a fazer filantropia para outras entidades e o Sr. Pedro dentro do Ferra Mula foi quem desenvolveu toda técnica para que a costela saísse como a melhor costela do Brasil. Foi o churrasqueiro que inspirou muitos outros”, contou o vereador.
Lucas destacou que, desde o início Sr. Pedro foi um dos fundadores da Soprap (Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana). “Ele sempre contribuiu com a instituição. Pegava as notas fiscais e depositava para que as mesmas somassem no programa do Governo do Estado à instituição. E dentro das suas atividades cívicas sempre ajudou a APAE através do Ferra Mula como muitas outras entidades”, enumerou.
Lucas finalizou dizendo a história do Pedro Preto e da cidade de Apucarana se misturam. “Ele chegou em Apucarana com 10 anos e morreu faltando 24 dias para completar 80 anos. Viveu e dedicou 70 anos a nossa cidade. Nós perdemos um grande líder, uma pessoa que representou muito para a nossa cidade, mas que deixou um legado muito importante que é o seu filho Beto Preto”.
Gentil Pereira também prestou sua homenagem ao pioneiro Pedro Preto. “Falar do Pedro Preto é falar em caridade, é falar em filantropia. Ajudou a fundar, sem dúvida nenhuma, um dos maiores clubes que prestam serviços sociais e filantrópicos do Brasil. Nunca esqueço uma frase que ele me disse “A Humanidade nos ordena e a religião nos induz para que socorramos os necessitados” e foi com essa frase que eu passei a fazer parte da Associação do Ferra Mula, junto com o Pedro e fiquei 32 anos com ele”, explicou Gentil.
“Ele foi mentor do nosso trabalho, das nossas costeladas. Não conheci em Apucarana uma pessoa que fez tratou caridade como o Pedro Preto. São mais de 50 anos de filantropia, muitas entidades foram beneficiadas com o seu trabalho e dedicação, através do Ferra Mula, que atende mais de 20 entidades, de Apucarana e região. Além de Apaes e asilos que tem a mão do Ferra Mula como parceiro”, completou. Gentil ressaltou o amor que o Pedro Preto tinha pelo filho e hoje secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Deus abençoe os trabalhos que o Pedro deixou entre nós”.
O vereador Franciley Preto Godoi, Poim, também fez sua homenagem ao Pedro Preto destacando os trabalhos sociais que ele fez na cidade. “O Pedro acima de tudo é um grande amigo. Fez grandes trabalhos na nossa cidade, como todos já ressaltaram, frente ao Ferra Mula, Soprap, também na prefeitura como Secretário de Administração e na Câmara Municipal de Apucarana, como Vereador de 2001 a 2004. Mas o que marca minha vida junto a sua família é a nossa amizade, nossa convivência quase que diária, os momentos que passei com ele e com o Beto, nossas conversas, uma história, uma vida marcada de bons momentos e excelentes recordações”, finalizou Poim.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana