Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores iniciam a semana com a realização de 3 Sessões

Vereadores iniciam a semana com a realização de 3 Sessões

por Departamento de Imprensa publicado 22/08/2022 16h47, última modificação 22/08/2022 16h47
Na pauta das Sessões Extraordinárias e Ordinária, 8 projetos de lei e 2 requerimentos foram discutidos e votados
Vereadores iniciam a semana com a realização de 3 Sessões

Sessões na Câmara de Apucarana

Com a presença dos dez vereadores e vereadora, a Câmara Municipal de Apucarana realizou na tarde desta segunda-feira (22.08), duas sessões Extraordinárias e uma sessão Ordinária.

Em pauta, foram oito projetos de lei e dois requerimentos. “Nas sessões extraordinárias, foram votados apenas projetos do Executivo Municipal. Cinco deles de abertura de Crédito Adicional Suplementar e de Transposição no Orçamento do Município. E, um projeto de lei que denomina de Pastor Othoniel Gonçalves o CRAS a ser implantado na Rua São Roque, 97 no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. Uma justa homenagem ao nosso amigo e companheiro, uma pessoa que fez muito pela nossa cidade. O Pastor Othoniel foi uma das vítimas da Covid e nos deixou ano passado”, disse Poim.

O prefeito Junior da Femac justificou dizendo que “homenageamos o Pastor Othoniel Gonçalves, um símbolo da fé, da solidariedade e do acolhimento ao próximo em nosso Município”, pontuou.

FEIRA DAS ANTIGUIDADES – MERCADO DAS PULGAS

Na Sessão Ordinária foram aprovados dois projetos de lei sendo um de autoria do vereador Luciano Facchiano que institui a Feira de Antiguidades no Município de Apucarana. “A Feira das Antiguidades, também denominada de "Mercado das Pulgas - Feira de Barganhas", será realizada no último domingo de cada mês, em local e horário a serem definidos pelo Poder Executivo ou pela Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística. Ela consistirá na exploração comercial de livre iniciativa por pessoa física, residente ou não no Município de Apucarana”, explicou Facchiano.

O vereador destaca que o "Mercado das Pulgas", apesar do seu inusitado nome, vem, ao longo dos tempos, ganhando visibilidade nas cidades em que as Administrações Municipais aderiram à ideia de sua implantação. “Este Projeto de Lei, aqui em Apucarana, surgiu de um bate papo com amigos e se identifica com o perfil da nossa cidade. Nas consultas realizadas, percebemos um resultado positivo. Em Curitiba, o Mercado das Pulgas é um ponto cultural e turístico da cidade que funciona 24 horas, constituindo-se, assim, em mais um atrativo aos seus visitantes. No nosso município temos o Espaço das Feiras que irá abrigar, uma vez por mês o Mercado”.

Facchiano explica que com a Lei aprovada, o Mercado poderá se constituir em uma nova opção de lazer e entretenimento, seguindo como mais um atrativo turístico ao nosso Município, com um custo "quase zero" de investimento, possibilitando a incrementação da diversidade, propondo o diferencial com autenticidade, proporcionando aos artistas locais ou até mesmo regionais a oportunidade de demonstrarem verdadeiras maravilhas artesanais, musicais e tantas outras que, com certeza, encantarão o público.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR

Também foi aprovado o projeto da vereadora Jossuela e do vereador Facchiano que dispõe sobre a criação do Campeonato Municipal de Futebol Amador e sua inclusão no calendário de Eventos Oficiais do Município de Apucarana.

Os vereadores justificam que o Campeonato deverá ser promovido anualmente e deverá contar com o mínimo de duas categorias "amadoras" por equipe, sendo vedada a participação de equipes que não consigam formar uma categoria de base para participar da competição.

“Podemos concluir que investir em um campeonato municipal de futebol amador poderá trazer diversos benefícios à sociedade, aliviando o Sistema de Saúde, criando identidade cultural do atleta com o Município e, ao ocupar a mente e o tempo dos jovens, formar - através do espírito de companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo - cidadãos comprometidos com a sociedade. Ao criarmos através de Lei um campeonato municipal de futebol amador, nós estaremos levando à população projetos de Estado, e não projetos de Governo, visto que o mesmo será inserido no calendário municipal de eventos e que sua realização se dará de forma regular, promovendo de forma anual os benefícios supramencionados”.

REQUERIMENTOS

De autoria do presidente da Câmara de Apucarana, foi aprovado dois Requerimentos: pedindo informações ao Prefeito Municipal, sobre a viabilidade da construção de uma travessia elevada de segurança na Rua Augusto Ferreira Chagas, em frente a Unidade Básica de Saúde Walter Lazarini e do Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos, no Distrito de Pirapó e sobre a viabilidade da construção de uma travessia elevada de segurança na Rua Dante Manosso, em frente o Ginásio de Esportes Gerson Ferreira Chagas, no Distrito de Pirapó.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na segunda-feira, dia 29.08, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana