Vereadores participam do 24º Encontro da Mulher Rural
Os vereadores Mauro Bertoli, Márcia de Sousa e Rodolfo Mota participaram na manhã de hoje (quinta-feira 21/09), do 24º Encontro da Mulher Rural. Promovido pela Emater, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Sistema Faep, Pró-Rural, governo do Estado, Simex, New Holland e Cocamar o evento contou com a participação de comitivas de 14 municípios.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destacou que neste ano o viés do evento é a qualificação profissional. “As mulheres já estão se organizando, se qualificando para produzir alimentos melhores. O encontro é uma oportunidade de trocar idéias e de valorizar cada vez mais o meio rural”, frisa Beto Preto, citando o Programa Terra Forte desenvolvido por Apucarana e que contribui para o fortalecimento da agricultura familiar.
De acordo com Jandira Valmórbida, coordenadora do evento, o encontro representa um marco. “As mulheres precisavam primeiro superar barreiras pessoais, para depois entrar na parte comercial e da geração de renda. Por isso, trouxemos uma experiência da região do Norte Pioneiro de mulheres cafeeiras que foram capacitadas, estão participando de concursos de qualidade e fornecendo o produto para cafeterias”, exemplifica Jandira.
Representando a Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli, parabenizou pela iniciativa que comemora 24 anos. “Somos privilegiados por esse dia, por esse evento de grande importância e que enaltece o valor das mulheres rurais. Todos os anos nos reunimos aqui e a cada ano que passa aumentam o número de mulheres de diversos municípios da nossa região. Com isso também constatamos a evolução nos trabalhos, nos negócios. A participação das mulheres na gestão das propriedades tem gerado grandes transformações no meio rural. Todas estão em busca de políticas públicas eficientes e que atendam as necessidades de cada uma, de cada propriedade, de cada trabalho que desenvolvem. Se temos uma agricultura forte, isso acontece também graças às mulheres. Dou todo o meu apoio ao evento, desde sua criação. As mulheres rurais são verdadeiras guerreiras. São o sustento do homem no campo e graças a vocês temos uma agricultura familiar cada vez mais forte”, destaca.
O encontro também abordou a segurança, diante do aumento de casos de roubos a propriedades rurais. “Passamos dicas para reduzir as chances delas serem vítimas, como sempre trancar portas e janelas, não passar informações do que tem no interior das residências ou de vendas que foram feitas e não guardar dinheiro dentro de casa”, pontua a tenente Kelly Wistuba de França, do 10º Batalhão de Polícia Militar.
A programação do encontro previa ainda a encenação da peça teatral “Café: da roça à mesa”, a apresentação de dança catira, depoimentos na Tribuna da Mulher, palestras com o tema “Água: protegendo fontes e vidas” e “Valorizando a Cultura Rural”, divulgação do resultado do concurso de pano de prato com motivos rurais e sorteio de brindes.
FOTO: EDSON DENOBI (PMA)
Também estiveram presentes na abertura do evento o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, Mário Bezerra, chefe do núcleo regional da Seab, Cristóvon Ripol, gerente regional da Emater e Paulo Hidalgo, diretor-técnico da Emater, além de representantes de sindicatos e entidades de classe do setor rural e das demais entidades parceiras.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana