Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores planejam a construção de um Centro Sócio Educativo para Apucarana

Vereadores planejam a construção de um Centro Sócio Educativo para Apucarana

por Administrador publicado 12/04/2013 13h38, última modificação 08/04/2016 16h59
Uma comissão formada por vereadores apucaranenses esteve durante o último final de semana visitando o Centro de Sócio Educação (Cense) de Maringá.

O Cense é um sistema que mantém apreendidos menores infratores do sexo masculino e com idade entre 12 a 18 anos. No entanto durante o tempo que passam no internato os jovens têm a oportunidade de participarem de vários cursos profissionalizantes, além de concluir os estudos escolares.

Segundo o vereador Luciano Molina (PMDB) existe um interesse muito grande por parte do Legislativo para que seja implantado um Centro Sócio educativo em Apucarana. “O Cense possui uma ótima estrutura. Quando o adolescente vai pra lá, ele recebe uma ótima formação profissional e na maioria das vezes é totalmente transformado”, disse.

Na ocasião, o vereador Molina informou que o tratamento oferecido tem a duração de 45 dias até três anos, e a construção de um centro educativo no município poderá disponibilizar 60 vagas para jovens e adolescentes de Apucarana e demais cidades do Vale do Ivaí.

O Promotor de Justiça que cuida da Vara da Infância e Juventude de Apucarana, Dr. Gustavo Marinho informou que no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a justiça apucaranense por muitas vezes é obrigada a libertar muitos adolescentes infratores por falta de vagas nos centros educativos. “Atualmente os menores detidos ficam recolhidos por cinco dias e se durante esse prazo não for possível encontrar uma vaga disponível em algum centro especializado da região, os menores são colocados em liberdade“ explica Marinho.

12-04-13