Apucarana realiza o “4º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais”
Foi realizado nesta quinta-feira (03/05), em Apucarana, o 4º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento, que contou com a realização de palestras, sorteio de brindes e concursos da garotinha rural e da mulher trabalhadora rural, é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana, com o apoio da Emater, Fetaep e Prefeitura de Apucarana.
Representando o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Mauro Bertoli, esteve presente a vereadora Marcia Sousa. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi representado no ato pelo vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac). Também estiveram presentes na abertura Laíde Lopes Suzuki, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana, Maria Marucha Vettorazzi, da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e Cristovon Videira Ripol, gerente regional da Emater.
A vereadora Márcia Sousa agradeceu o convite feito pela Laíde e Cristovon, organizadores do Encontro. “Esse é um evento de grande relevância para a sociedade apucaranense, para as mulheres trabalhadoras rurais, empodera a mulher, traz conhecimento, esclarece dúvidas e no final do dia uma tarde festiva com desfile das mulheres, crianças, concurso e sorteio de brindes provando que a mulher tem sim o seu valor e nós sabemos disso e reconhecemos”, destaca a vereadora.
Márcia lembrou ainda que a mulher rural é a força que eleva o Município, o Estado e o País. “A mulher rural tem sido fundamental para fomentar o sucesso seja do seu local de trabalho, na sua família, porque muitas mulheres além de serem trabalhadoras rurais fazem parte do processo da administração dos recursos financeiros da sua família e isso faz com que a mulher desempenhe na área rural um papel fundamental. A mulher conquistou o seu espaço”, afirma.
Junior da Femac destacou a presença da mulher na economia apucaranense, citando que várias lideram entidades sindicais, especialmente na área de confecções. “Da mesma forma acontece com as secretarias da gestão do prefeito Beto Preto, onde existe um equilíbrio e metade delas é ocupada por mulheres”, frisa Junior da Femac.
Na parte da manhã, houve palestras sobre Direitos da Mulher e Enfrentamento da Violência, ministrada por Walquíria Onete Gomes, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), “Marcha das Margaridas”, com Maria Marucha Vettorazzi, diretora da Fetaep, e Linhas Especiais de Crédito para Mulheres, ministrada por Cristovon Videira Ripol.
“Fazemos todo um trabalho de prevenção, escutando as mulheres que muitas vezes estão sendo violadas em seus direitos. A gente veio falar para elas sobre a igualdade no mundo do trabalho e das vivências, colocando os tipos de violência, quais são seus direitos e onde buscá-los”, explica a coordenadora do CRAM, órgão ligado à Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Na parte da tarde, estava previsto o concurso da garotinha rural com a participação de cinco crianças de 5 a 10 anos e o concurso da mulher trabalhadora, com oito participantes com idade acima de 50 anos. “Além de capacitar a mulher para o dia a dia, buscamos promover atividades que tirem a mulher da invisibilidade no campo. Muitas vezes elas ficam apenas preocupadas em desempenhar as funções na propriedade, sem haver a integração na sociedade”, avalia Laíde Lopes Suzuki.
Fotos: Edson Denobi (PMA)
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana