Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores são homenageados em solenidade de posse da nova diretoria do Conseg

Vereadores são homenageados em solenidade de posse da nova diretoria do Conseg

por Administrador publicado 05/08/2014 16h03, última modificação 08/04/2016 16h58
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Apucarana, Ana Maria Schmidt foi reconduzida ao cargo nesta terça-feira (05/08) para o próximo biênio. No mesmo ato, realizado no tribunal do juri do Fórum Desembargador Clotário Portugal, ocorreu a posse da nova diretoria, composta por 15 membros.

A solenidade também contou com a entrega da Comenda Coronel Luiz José dos Santos, concedida a pessoas e entidades que colaboram com a segurança pública no município.

Estiveram presentes na solenidade diversas lideranças comunitárias, membros de entidades de classe e representantes de órgãos de segurança, como o tenente Dejair Budkevitz, comandante da companhia de patrulha escolar sediada em Londrina, tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar e major Hemerson Saqueta, comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana. Já representando o Legislativo, estiveram prestigiando a posse da nova diretoria do Conseg os vereadores José Airton Deco de Araújo, Aurita Bertoli e José Antoniassi. Na ocasião os vereadores também foram homenageados pelo conselho comunitário, recebendo a Comenda Coronel Luiz José dos Santos.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi um dos 42 agraciados com a comenda, instituída pelo Conseg em 2012. Por compromisso agendado anteriormente, Beto Preto não pode estar presente e foi representado no ato pelo procurador jurídico do Município, Paulo Vital. “Quero, em nome do prefeito, agradecer a comenda e enaltecer o trabalho dos demais homenageados, bem como os membros da diretoria. São pessoas abnegadas, que dedicam parte do seu tempo à comunidade, trabalhando pelas causas da segurança pública na cidade”, assinala, destacando ainda o trabalho conjunto realizado pelas diversas instituições, envolvendo a Prefeitura, o Conseg, Judiciário, forças policiais e a sociedade civil organizada.

Entre as ações desenvolvidas nos últimos anos, representantes do Judiciário enalteceram a implantação do Patronato Municipal, considerado como um instrumento efetivo no cumprimento de penas alternativas. “O Patronato de Apucarana é o segundo a ser instalado no Estado do Paraná e o primeiro com recursos públicos. O prefeito Beto Preto comprou essa ideia e deu todo o apoio para viabilizá-la. Hoje, com o trabalho de fiscalização, por menor que seja a pena, haverá a punição e a efetividade no cumprimento da pena”, salienta o juiz Osvaldo Soares Neto, diretor do Fórum de Apucarana.

Já o juiz José Roberto Silvério, titular da 2ª Vara Criminal, defendeu uma divulgação nacional do trabalho desenvolvido em Apucarana. “O projeto é espetacular. Em 18 anos de magistratura, é a primeira vez que vi o cumprimento da pena com efetividade”, disse, afirmando que, em muitos casos, a pena era cumprida parcialmente, gerando uma sensação de impunidade. Silvério afirma ainda que em setembro, quando o programa completará um ano com o formato atual, terão início audiências públicas para divulgar o Patronato de Apucarana.

Ana Maria Schmidt, que foi reeleita na presidência do Conseg, lembra que antes mesmo da instalação do Patronato com a participação do Governo do Estado, o trabalho já vinha sendo desenvolvido em Apucarana desde março de 2013 graças à iniciativa da Prefeitura. Ana Maria também agradeceu aos membros da diretoria, as empresas, entidades e lideranças que vêm apoiando o Conseg. “É muito gratificante poder estar com vocês e ainda homenagear todos que colaboram com a segurança no nosso Município, fazendo deste trabalho em conjunto uma poderosa ferramenta de ação popular”, frisou.